Nasa pretende desativar a Estação Espacial Internacional; entenda

A estação, do tamanho de um campo de futebol americano, está em funcionamento desde o ano de 1998.

A Nasa, Agência Espacial Americana, informou recentemente que pretende desativar a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 2030. O destino será Point Nemo, um túmulo aquático localizado no ponto mais remoto do Oceano Pacífico.

continua depois da publicidade

O local é uma espécie de cemitério espacial, para onde são enviados satélites antigos e outros detritos espaciais. Ele fica a cerca de 2,7 mil quilômetros de qualquer pedaço de terra e é conhecido por sua total falta de atividade humana.

De acordo com a agência espacial americana, as pesquisas continuarão a ser realizadas mesmo sem o laboratório. O objetivo da Nasa é ser um dos clientes dos provedores de destinos comerciais, comprando somente os bens e serviços que precisa.

continua depois da publicidade

Segundo a Nasa, a transição da pesquisa de uma estação espacial própria para o aluguel de espaço a bordo de empreendimentos comerciais irá gerar uma economia de US$ 1,3 bilhão somente em 2031.
Estação Espacial Americana está em funcionamento desde 1998.

A Estação Espacial Americana está em funcionamento desde 1998 e, a princípio, foi planejada para operar por apenas 15 anos. Do tamanho de um campo de futebol americano (109,7 metros de comprimento por 48,9 m de largura), a estação orbita a Terra cerca de uma vez a cada 90 minutos e já foi ocupada por mais de 200 astronautas de 19 países diferentes.

O seu destino final, Point Nemo, já recebeu, de 1971 até os dias de hoje, pelo menos cinco objetos espaciais de origem russa e norte-americana, sob a proteção da lei sobre o impacto ambiental do cemitério espacial.

continua depois da publicidade

Espera-se que a ISS, ao cruzar a atmosfera terrestre, se incendeie, assim como ocorreu com Mir, estação espacial russa retirada do espaço em março de 2001.