Por que alguns bebês nascem mais cabeludos do que os demais?

Essa questão curiosa ocorre por meio de formação genética e outros fatores. Entenda os detalhes.

É muito interessante observarmos características peculiares dos nossos bebês. Alguns nascem mais cabeludos do que outros. Isso não significa que o bebê tenha mais saúde, nem que o carequinha não desenvolverá cabelos volumosos, por exemplo.

continua depois da publicidade

Essa questão curiosa ocorre por meio de formação genética e outros fatores. Uma curiosidade é que existem crianças que, durante os 12 primeiros meses após o nascimento, permanecem carecas, mas outras nascem com muito cabelo.

Existe uma base de perspectiva natural de que os cabelos cresçam até o final do segundo ano. Em alguns casos, que são mais raros, pode ocorrer de a criança desenvolver deficiência bulbo capilar ou simplesmente alopecia como é mais conhecido.

continua depois da publicidade

Isso não chega a ser nada grave, mas o fator genético colabora bastante para isso. Enquanto está na barriga da mãe, não existe a necessidade natural de cabelo, pois os fios servem para proteger a cabeça, mas a temperatura dentro do útero é constante.

Uma característica da genética que não deve passar despercebida é que, numa mesma família, uma das crianças geradas da mesma mãe e pai podem apresentar diferença na quantidade de cabelos. Cada pessoa tem uma genética específica e dependerá do envolvimento das informações do pai, mãe e dos quatro avós.

Os cabelos mudam?

Até os cinco anos de idade, fica difícil estipular se os cabelos de seu bebê permanecerão na mesma cor ou se os fios serão mais grossos ou finos. Isso porque eles podem mudar com o passar do tempo. Esse processo, muitas vezes, pode ocorrer até a idade adolescente das crianças.

continua depois da publicidade

Não será espanto uma criança nascer com cabelos bem claros e, depois, ficarem escuro a partir de sua adolescência. Mais uma vez retornamos ao fator genético. Portanto, se seu bebê nasceu com muito cabelo ou carequinha, não tem problema. Com o passar do tempo, os detalhamentos genéticos vão contornando até tudo se tornar como deverá ser na idade madura.