Por que às vezes as pálpebras de nossos olhos ficam tremendo?

Todo mundo já passou pela experiência dos tremores involuntários das pálpebras, mas o que será que isso significa?

Certamente já aconteceu com você de, de uma hora para a outra, as pálpebras dos olhos começarem a tremer de forma involuntária. Esse sintoma pode aparecer e surgir de repente, mas também pode durar mais tempo do que gostaríamos — veja, a seguir, algumas explicações para o fenômeno:

continua depois da publicidade

1. Estresse

O estresse interfere no funcionamento do corpo de diversas maneiras e uma delas é por meio dos tremores temporários nas pálpebras.

Para diminuir seus níveis de estresse, tente manter bons hábitos de saúde: durma o suficiente, coma bem, tome bastante água, pratique exercícios físicos e aposte em atividades relaxantes, como encontrar os amigos, ver filmes divertidos e passear em lugares em contato com a natureza.

continua depois da publicidade

Em alguns casos, é preciso ajuda médica e/ou psicológica. Não hesite em buscar esse tipo de assistência se achar necessário.

2. Tensão muscular e cansaço

Além do estresse, o que pode provocar cansaço e tensão muscular da pálpebra são questões como insônia e excesso do uso de telas (celular, televisão, computador). Para diminuir esse problema, garanta que seus olhos tenham descanso de tempos em tempos.

Uma forma de fazer isso é promover pequenos descansos para os olhos a cada 20 minutos. Para essa folga, você só precisa direcionar o olhar para um ponto que esteja a pelo menos 6 m de distância e focar nesse ponto durante 20 segundos, várias vezes ao longo do dia. Não custa tentar.

continua depois da publicidade

3. Secura nos olhos

A secura nos olhos também pode ser ocasionada devido ao excesso de tempo em frente às telas. Para resolver o problema, use um colírio de lágrima artificial várias vezes ao longo do dia. Se a secura persistir, vá a um oftalmologista.

4. Doenças dos olhos

Algumas doenças oculares podem fazer com que as pálpebras tremam involuntariamente. Entre elas, estão: blefarite, uveítes, ceratite e entrópio. O diagnóstico, é claro, só pode ser dado por um oftalmologista, por isso é importante buscar ajuda médica quando os sintomas forem persistentes.