Você sabia que as plantas se “comunicam”? Veja como funciona

O que ocorre, na verdade, é um entendimento natural através de substâncias químicas que são liberadas no solo.

Quando, na década de 80, alguns cientistas falavam em estudos sobre a possível comunicação de plantas com clorofila, eles não eram levados tanto em consideração. Mas, atualmente, esse é um dos ramos de estudos que, de fato, tem encontrado vários resultados surpreendentes.

continua depois da publicidade

Diversos estudos são realizados para identificar uma forma em que as plantas se comunicam para seu próprio desenvolvimento. Antes de tudo, é necessário explicar que essa “comunicação” não é bem da forma como nós a conceituamos normalmente.

O que ocorre, na verdade, é um entendimento natural através de substâncias químicas que são liberadas no solo, fazendo, desta maneira, que as plantas possam competir pelo espaço ou entrarem em “acordo”.

continua depois da publicidade

Igualmente, os estudos apontam para uma comunicação interna nas plantas através de compostos químicos. Isso seria algo que nos animais dotados de cérebro ocorreria por intermédio dos neurônios, o que não é o caso das plantas. Estudos realizados na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, mostraram que as células das plantas são recobertas por receptores chamados de GLRs.

Outra pesquisa feita na Universidade de Ciências Agronômicas, na Suécia, mostrou essa comunicação de uma forma bem mais didática. Ao analisar um pé de milho, por exemplo, eles conseguiram captar uma substância química que é liberada na raiz.

O teste consistiu em roçar um pé de milho com uma escova, fazendo algo semelhante a outra planta quando cresce junto. Esses “recados” químicos no solo acabam mostrando à planta a necessidade de crescimento para não perder o espaço.

continua depois da publicidade

Para comprovar, os cientistas fizeram essa simulação e encontraram a substância química liberada na água. Em seguida, retiraram a planta e colocaram um broto na mesma água com a substância química. Ele respondeu imediatamente com um crescimento mais rápido.

Existe uma cumplicidade entre as raízes das árvores e fungos neste processo de comunicação interna das plantas, com relação simbiótica entre raízes das árvores e os fungos. Os micélios, uma fina massa de fios que compõem a maior parte da estrutura dos fungos, além de ajudarem as plantas na absorção de nutrientes, também podem atuar fazendo uma espécie de “rede de comunicação”. Isso com as raízes de outras plantas.