Por que os gatos ronronam? Entenda os sons emitidos pelos bichanos

Em termos mais técnicos, o som é emitido devido à contração e dilatação da glote na região da laringe. 

Os gatos possuem um sinal interessante através do som que é quando ronronam. Geralmente, ao receber um carinho ou quando estão se alimentando, eles emitem o respectivo som. Mas você sabe porque eles ronronam ou qual o significado disso? Nós fomos atrás dessa informação e vamos te apresentar o que se entende por esse ronronar dos gatos. Em termos mais técnicos, o som é emitido devido à contração e dilatação da glote na região da laringe.

continua depois da publicidade

Esse som tem origem desde os dois primeiros dias de vida do gato, sendo utilizado para que as mães possam encontrá-los e alimentá-los. Talvez, essa seja a explicação mais segura para entendermos porque durante as refeições os gatos fazem esse som, como uma espécie de lembrança e hábito constituído ao longo de sua vida.

Existem várias explicações para o ronronar dos gatos. Quando os bichanos estão felizes, eles ronronam para demonstrar isso, principalmente para o tutor. Também quando estão buscando se acalmar, eles costumam emitir esse som. Uma linha de cientistas vai além e afirmam que os gatos ronronam até mesmo quando estão doentes e buscam se recuperar através do ronronar que pode fortalecer músculos e tem efeito analgésico.

continua depois da publicidade

Sabemos até aqui que o ronronar é um comportamento natural dos nossos felinos, mas existem alguns gatos que, por incrível que pareça, não ronronam. Alguns pesquisadores explicam que gatos que foram tirados logo no início de suas mães tendem a não ronronar. O comportamento é desenvolvido na prática de convivência com as mães dos filhotes logo nos primeiros dias.