Quais são os 10 maiores animais do mundo? Descubra aqui

A primeira coisa que devemos saber é que o maior animal do mundo atualmente não vive na terra, mas nos oceanos e corre risco de extinção.

O nosso planeta já teve animais gigantescos que entraram em extinção, como o caso dos dinossauros. Mas nem todos animais de grande porte deixaram de existir. Ainda nos deparamos com alguns que ainda possuem, inclusive, resquícios pré-históricos e são parentes daqueles que deixaram de existir. Os elefantes, por exemplo, são parentes distantes dos mamutes.

continua depois da publicidade

A primeira coisa que devemos saber é que o maior animal do mundo atualmente não vive na terra, mas nos oceanos e corre risco de extinção. Mas antes de entrarmos, de fato, na nossa lista de 10 maiores animais do mundo, é importante frisar que existem leis internacionais que protegem animais em extinção.

Baleia-azul

baleia azul

Foto: Pixabay

Indiscutivelmente, as baleias-azuis são os maiores animais existentes no planeta. Embora seu habitat natural seja as profundezas dos oceanos, elas volta e meia surgem para respirar na superfície das águas. A baleia-azul possui o nome científico de Balaenoptera musculus e pode chegar aos 36 metros de comprimento, embora seja mais comum entre 26 e 27 metros.

continua depois da publicidade

Baleia-comum

O segundo maior animal do planeta também é do fundo dos oceanos e trata-se de uma baleia. Mas essa é a comum que possui o nome científico de Balaenoptera physalus. Elas podem chegar aos 27 metros e pesam em torno de cerca de 70 toneladas.

Elefante-africano

elefante africano

Foto: Pixabay

O elefante-africano é um animal que pode chegar aos 3,2 metros de altura e seu peso pode chegar a 6 toneladas. Sua dimensão lateral parece ser maior que sua altura, mas de fato é um dos 10 animais maiores que vivem em nosso planeta.

Cobra sucuri

Também chamada de Anaconda por alguns, a sucuri, muito encontrada no Brasil, por exemplo, também entra na lista dos 10 maiores animais do planeta. Ela pode chegar a 8 metros e pesar até 200kg.

continua depois da publicidade

Girafa

girafa

Foto: Pixabay

A girafa é o animal mais alto do mundo, mas se levarmos em conta a proporção ela não supera outros já citados. As girafas podem chegar aos 6 metros de altura, mas seu peso pode ser de apenas 500kg. Levando em consideração altura e peso, não pode ser o maior animal, mas um dos presentes nesta nossa lista.

Tubarão-baleia

Nossa lista dos 10 maiores animais do mundo volta ao fundo do mar e encontra-se com o tubarão-baleia. No ranking de peixes, ele é o maior, pois mede até 14 metros de comprimento e já foi encontrado tubarão-baleia de até 21,5 toneladas.

Lula-colossal

Existe uma espécie de lula-colossal que podem ser grandes o suficiente para meter medo. Todavia, vale ressaltar que pesquisadores buscam um consenso sobre o fato de existir só uma espécie de lula-colossal ou mais de uma. Até o momento, já foram identificadas com até 15 metros de comprimento, mas existem estimativas de até 22 metros.

continua depois da publicidade

Crocodilo-de-água-salgada

Já ouvimos falar em crocodilos e jacarés em rios e lagos, mas em água salgada você sabia que existe? Eles são encontrados entre a região da Austrália e Sudeste Asiático, medindo aproximadamente 6 e 7 metros de comprimento e chegam a pesar 1.500kg.

Tubarão-branco

No nosso ranking dos maiores animais do mundo, não poderia faltar outra imponente espécie das águas salgadas, que é o tubarão-branco. Muito temido e já retratado em vários filmes, esta espécie pode chegar aos 6 metros e pesar mais de 2 toneladas.

Urso polar

urso polar

Foto: Pixabay

Vamos fechar nossa lista de maiores animais do mundo com os ursos polares, que são grandes e majestosos em seu habitat. Eles chegam até os 3 metros de comprimento e podem pesar até meia tonelada.

continua depois da publicidade