Nasa fará missão com telescópio para observar buracos negros

A função do telescópio é fazer uma medição dos raios x liberados a partir dos respectivos buracos negros. Saiba mais.

Na madrugada da última quinta-feira (09/12), a Agência Espacial Americana – Nasa lançou mais uma missão denominada de Imaging X-ray Polarimetry Explorer (IXPE). Ela possui um satélite equipado com potentes telescópios com capacidade de medição através de raio X em buracos negros. A função do telescópio é fazer uma medição dos raios x liberados a partir dos respectivos buracos negros e das estrelas de nêutrons.

continua depois da publicidade

O lançamento ocorreu às 3h da madrugada, no horário de Brasília, diretamente do Kennedy Space Center, localizado no estado da Flórida, a bordo de um foguete da SpaceX. A Nasa explicou a iniciativa é um esforço entre ela e a Agência Espacial Italiana, que compõe três telescópios com essa tecnologia que busca observar os raios cósmicos.

Na verdade, a nave é ainda menor que o observatório de raios X Chandra da Nasa, mas, igualmente, é o primeiro observatório voltado para este tipo de projeto. A missão foi realizada a partir do programa Launch Services Program (LSP), desenvolvido em 1998. O programa possui a flexibilidade de escolha por parte da provedora da plataforma a ser lançada. Nesse caso, foi escolhida a 39A.

continua depois da publicidade

O diferencial da plataforma é que ela tem um sistema de supressão de água que colabora na mitigação dos efeitos do foguete a partir do lançamento. Com isso, o sistema permite maior segurança do satélite até alcançar a órbita. Cerca de 33 minutos após o lançamento, ocorreu o desmembramento do satélite e foguete.

Em cerca de um minuto, a plataforma já estava ativando seus painéis solares. Conforme dados da Nasa, o satélite orbita o equador da Terra numa altitude de 600km, enviando os primeiros dados de telemetria. A coleta será feita em torno dos objetos mais extremos do universo, como os remanescentes de supernova e os fluxos das partículas expelidos por buracos negros.