Este código de doença “dedura” quando o trabalhador mentiu para pegar atestado

O médico pode simplesmente identificar a sua mentira e escolher contar para a sua empresa o ocorrido.

Na hora de faltar o trabalho, não são poucos os que recorrem ao velho truque de mentir para conseguir atestado médico. Geralmente, dizemos que essa é a forma mais simples de conseguir enforcar aquele dia em que temos outro interesse sem gerar uma demissão.

continua depois da publicidade

Porém, essa mentirinha pode lhe custar muito mais do que você imagina, tá? Isso porque existe a possibilidade do próprio médico lhe delatar na hora de fazer o atestado. Isso por meio do CID, que é o código de Classificação Internacional de Doenças.

No caso, esse código reúne algumas letras e números para identificar alguma doença específica. Portanto, toda doença que existe também possui um CID que pode ou não ser inserido no atestado que você irá levar à sua empresa.

continua depois da publicidade

Pois bem! Acontece que existe também um CID para a ocasião da “doença”: “mentindo para pegar um atestado”. Trata-se do CID Z76.5 que o médico pode colocar lá na hora em que lhe atender. Mais precisamente, o código indica que o paciente está “mentindo conscientemente”.

Assim, a empresa que for atenta, pode facilmente identificar que o que aconteceu aí foi justamente uma fraude. Dito isso, não se engane, hein! Pois mentir que está doente para conseguir aquele atestado por lhe trazer demissão por justa causa.

O CID é obrigatório num atestado?

Na verdade, não existe um consenso na comunidade médica sobre o uso do CID na hora da formulação de um atestado. Inclusive, por lei, o seu trabalho não pode aceitar apenas atestados que contenham o código.

continua depois da publicidade

No entanto, é bastante comum que os atestados venham com o código e, na maioria das vezes, o paciente sequer percebe que existe ali uma descrição. Acontece que é justamente nisso que o mentiroso é pego em sua mentira.

Em caso de aparecer esse código, a empresa pode te pedir explicações, as quais ela pode aceitar ou não, a depender muito do setor de saúde organizacional da sua empresa. Por via das dúvidas, muito melhor evitar essa situação e pedir uma folga mesmo.