Pesquisa indica os trabalhos freelancer com maior demanda em 2023

Os avanços e desenvolvimentos na área de Inteligência Artificial tem impactado o mercado.

Grande parte dos profissionais têm optado por atuar em trabalhos freelancer. Com o intuito de atuar com maior flexibilidade ou complementar a renda mensal, a quantidade de profissionais nesse ramo tem crescido.

continua depois da publicidade

Proporcionalmente, neste ano, a procura por profissionais freelancers também sofreu aumentos, e o número de vagas tem sido maior para algumas atividades específicas.

Por meio de uma pesquisa realizada pelo site Freelancer.com, foi possível mensurar o quanto esse setor cresceu no último trimestre. Não só isso, mas também quais vagas estão sendo mais solicitadas pelas empresas. Confira:

continua depois da publicidade

Inteligência artificial ameaça vagas de empregos freelancer?

A evolução contínua da inteligência artificial (IA) despertou o interesse de grande parte do público voltado para a tecnologia. Em especial, aqueles trabalhadores do ramo tecnológico, os quais temem que a IA possa desempenhar perfeitamente os seus atuais cargos.

Caso isso acontecesse, a IA substituiria diversos profissionais e, consequentemente, milhares de oportunidades de emprego seriam fechadas.

Pensando nisso, foi elaborada uma pesquisa, desenvolvida pelo site Freelancers.com, com o intuito de acompanhar o número de ofertas de empregos na área da tecnologia, agora que a IA está se expandindo cada vez mais.

continua depois da publicidade

Contudo, constatou-se o oposto do esperado: cargos considerados ameaçados pelo surgimento da IA acabaram por ter significativo aumento na demanda neste último trimestre de 2023.

Cargos freelancer que mais cresceram no último trimestre

Nesse sentido, a área de escrita criativa está no topo do ranking obtido pela pesquisa. Em comparação com o primeiro trimestre deste ano, notou-se um aumento de 58% nas vagas disponíveis para profissionais de escrita criativa. A seguir, confira o ranking completo:

  • Escrita criativa: de 1,868 para 2,961 empregos, aumentou em 58%;
  • Design de interface do usuário: de 2,017 para 3,075 empregos, aumentou em 52%;
  • Marketing para Twitter: de 1,650 para 2,334 empregos, aumentou em 41%;
  • Fotografia: de 2,101 para 2,945 empregos, aumentou em 40%;
  • Redator: de 3,175 para 4,401 empregos, aumentou em 38%.