3 pilares da administração financeira para empreender bem

Vai começar a empreender em 2023 e almeja o sucesso no mercado? Então conheça os três pilares da administração financeira e tenha um diferencial competitivo.

A maneira com a qual o empreendedor lida com as finanças da sua empresa é um dos segredos que a faz se tornar referência no mercado. Mas existem três pilares da administração financeira que todo mundo que é proprietário de um negócio precisa conhecer, para se consolidar de vez.

continua depois da publicidade

Algumas variáveis, se forem levadas em consideração pelo empreendedor, podem permitir uma gestão financeira empresarial mais contundente, já que são consideradas um impulso para o crescimento no concorrido mercado. Continue a leitura até o final para conhecer os três principais pilares da administração financeira.

Quais são os pilares da administração financeira?

Para que você consiga implementar uma gestão financeira com a máxima eficiência, é preciso colocar em prática as três estratégias listadas abaixo. Veja quais são elas e deixe a saúde das finanças do seu negócio sempre em dia.

continua depois da publicidade

1) Entender a realidade da empresa

Quando se fala em pilares da administração financeira, esse merece o devido destaque. Diversos empreendedores que buscam uma administração efetiva das finanças, recorrem a profissionais especializados. Essa estratégia não é equivocada, mas é preciso reconhecer que não existe quem conheça melhor um negócio do que o seu proprietário.

Ou seja, é essencial que o empreendedor conheça a realidade das finanças da sua empresa. Quando ele está a par disso, não corre riscos sem necessidade nem contrai dívidas que não pode pagar. Por isso, procure sempre compreender como está a situação financeira atual do seu negócio antes de tomar qualquer atitude.

Entender a realidade de uma empresa requer estar ciente de todos os riscos financeiros, bem como das oportunidades oferecidas pelo mercado, para que a gestão das finanças seja cada vez mais otimizada. O empreendedor que está ciente disso pode evitar prejuízos e muita dor de cabeça no futuro. Acredite.

continua depois da publicidade

2) Fazer uma gestão dos números e processos do negócio

O segundo dos pilares da administração financeira é esse. O empreendedor precisa ter o máximo controle de todas as informações e processos que permeiam o cotidiano do seu negócio. É através dessa estratégia que se torna possível evitar fraudes, problemas no fluxo de caixa e eventuais desvios de dinheiro das contas da empresa.

É recomendado que a organização tenha o controle diário de todas as movimentações financeiras que foram realizadas. Ou seja, toda entrada e saída de dinheiro do caixa de uma empresa precisa ser minuciosamente registrada. Lembre-se de que é preciso que haja um rigoroso controle do saldo bancário do seu negócio, que deve se manter sempre positivo.

Dessa forma, torna-se possível fazer um bom acompanhamento dos resultados de qualquer organização e, sobretudo, analisar se não existe nenhum erro nos números obtidos. Uma boa gestão das informações a respeito da saúde financeira de uma empresa reduz as chances de erros, no dia a dia.

continua depois da publicidade

3) Usar os dados como base para tomar decisões

O último dos pilares da administração financeira. As decisões são consideradas o caminho mais inteligente para a prosperidade de qualquer negócio no mercado. O problema é que milhares de empreendedores se precipitam ou fazem escolhas equivocadas na gestão das suas empresas. E isso pode levá-las ao colapso das finanças, em pouco tempo.

E uma das maneiras de garantir decisões mais assertivas é o uso das informações financeiras como base. Ou seja, antes de o empreendedor decidir qualquer coisa, ele sempre deve se atentar para aquilo que os dados estão revelando. Somente dessa maneira, é possível errar menos na administração das finanças de um negócio.

A plena compreensão de todos os dados que permeiam a saúde financeira de uma empresa, permite ao empreendedor identificar tudo aquilo que impacta (positiva ou negativamente) as finanças do seu negócio. E todo esse entendimento permite que se elabore estratégias mais assertivas que podem solucionar os possíveis problemas que aparecerem no caminho, já que tudo é bastante instável.

continua depois da publicidade

Mas qual é a importância desses pilares da administração financeira eficiente?

Uma boa saúde das finanças permite que quase qualquer negócio se mantenha e cresça no mercado. Uma gestão financeira possibilita ao empreendedor analisar os custos mensais e fazer reduções de forma estratégica, sem impactar negativamente os resultados. Por isso, conheça a importância de uma administração financeira com a máxima eficiência:

  • Elaborar estratégias que contribuem para o aumento da receita;
  • Fazer investimentos com mais assertividade;
  • Estar rigorosamente em dia com todos os compromissos financeiros (gastos mensais fixos);
  • Conseguir honrar com o salário mensal de todos os colaboradores;
  • Administrar mais assertivamente o patrimônio;
  • Manter a satisfação dentro do ambiente de trabalho;
  • Permitir uma maior visibilidade para que haja novos investimentos.

Agora que você conheceu os três pilares da administração financeira, que tal deixá-los fazer parte da rotina da sua empresa, para que ela prospere e se torne a preferência dos clientes na hora das compras?