“Linguagem” canina? Aprenda interpretar sinais dados pelos cachorros

Os cães são muito sociáveis e que expressam linguagens comportamentais que nos projetam a entendermos o que eles estão sentindo.

Através de alguns sinais ou “linguagens”, podemos interpretar um pouco do que o cachorro tenta nos transmitir. Na natureza, os animais da mesma espécie possuem suas maneiras de se comunicarem e com os cães não é diferente. Eles possuem a capacidade de enviar alguns sinais que, se soubermos interpretar corretamente, irá melhorar a convivência.

continua depois da publicidade

Os cães são muito sociáveis e que expressam linguagens comportamentais que nos projetam a entendermos o que eles estão sentindo.

Quando o cão está calmo

Quando o seu cão está buscando uma condição de calma em momento de estresse ou de forte pressão, geralmente, ele emite sinais de recuo e submissão. Assim, esses sinais se caracterizam quando ele pisca os olhos várias vezes ininterruptas e quando vira a cabeça para o lado, ao dar as costas.

continua depois da publicidade

Ao deitar de barriga para cima ou bocejar, é sinal de que esse cãozinho não quer brigar com ninguém.

Prestes a um ataque de mordida

Ao ver-se em perigo ou ameaçado, o animal age pelo instinto e poderá agredir mordendo sua ameaça. Mas, antes disso, ele emite algumas linguagens comportamentais que são fáceis de serem identificadas. O cão fica inquieto, bocejando demais, olhando para os lados, virando-se e muitas vezes olha repentinamente para seu alvo ao virar a cabeça.

Outra característica de pré-ataque é quando ele arranha o chão e fica cheirando-o. Quando o cachorro foca em seu alvo e deixa de demonstrar sinais é um possível indício de que ele já vai partir para o ataque. As demais linguagens já são conhecidas como rosnar e mostrar os dentes.

continua depois da publicidade

Pedidos de alimento ou água

Quando um cachorro começa a latir em um intervalo de 10 a 15 segundos sem que tenha uma motivação externa, como uma ameaça, por exemplo, é sinal que ele está pedindo alguma coisa, podendo ser água ou comida.

Ao latir sem rosnar, o cão pode estar indicando sensação de estresse e nervosismo. Mas, caso esteja rosnando e latindo, é porque identificou alguma situação de perigo.

Demonstração de amor

Quando um cão fica lambendo o seu dono ou alguém da casa, ele está oferecendo seu amor, carinho e mostrando que gosta da pessoa. Porém, quando as lambidas são frequentes neles mesmo, em determinada parte do corpo deles, pode indicar problemas de saúde.

continua depois da publicidade

Os cães são muito carinhosos com quem os agrada e ganhar a fidelidade é muito fácil, basta tratá-los bem, alimentá-los e não proporcionar momentos de estresse.

Sinal de dor e doença

Geralmente, um cão indica que está sentindo dor ou algum problema de saúde quando fica chorando baixo em um canto. Nessas condições, geralmente eles ficam cabisbaixos. Caso o choro seja mais parecido com gemido, é porque ele está sentindo uma dor muito forte.

Quando ocorre choro alto e sem a presença dos gemidos, pode ser que o seu cãozinho esteja sentindo muita ansiedade ou mesmo nervosismo.

continua depois da publicidade