Quem recebe o abono PIS/Pasep em 2022? Veja as regras do benefício

O benefício começa a ser pago dia 8 de fevereiro para os trabalhadores da iniciativa privada e dia 15 de fevereiro para os servidores públicos.

O abono salarial PIS/Pasep voltou a ser pago pelo governo federal. Como o do ano passado foi suspenso/adiado, o ano-base será correspondente ao de 2020. Os trabalhadores poderão fazer a consulta através do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

continua depois da publicidade

Os pagamentos do Programa de Integração Social (PIS) serão liberados a partir de 8 de fevereiro pela Caixa Econômica Federal. Isso para os trabalhadores da iniciativa privada.

Já os pagamentos do Programa do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) serão liberados a partir de 15 de fevereiro pelo Banco do Brasil (destinado aos servidores públicos).

continua depois da publicidade

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa estar inscrito há, pelo menos, cinco anos no PIS ou inscrito no Pasep. Também precisa ter registro na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Ainda para ter direito ao benefício, será necessário o trabalhador ter recebido até dois salários mínimos por mês e ter trabalhado em 2020 pelo menos 30 dias.

Importante ressaltar que o valor pago para o trabalhador será referente ao tempo de serviço trabalhado no ano de 2020. Caso tenham sido os 12 meses, o benefício será de um salário mínimo.

continua depois da publicidade

Como fazer a consulta do benefício?

O trabalhador precisa fazer uma consulta através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou através do telefone 158 para saber se tem direito ao abono salarial referente ao ano de 2020.

No total, serão concedidos de benefícios cerca de R$ 20 bilhões para os trabalhadores.

Como baixar e acessar o aplicativo?

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital pode ser baixado no celular , tablet ou iPad. Através do sistema (iOS ou Android), será possível instalar o app. Lá, o trabalhador fará o login com o número do CPF, isso se já tiver cadastro no gov.br.

continua depois da publicidade

Caso o trabalhador não tenha acesso pelo governo federal, precisará fazer. Em seguida, os interessados devem clicar no link do app que tem o nome “benefícios”. Depois, clicar na opção “abono salarial”. Só então será possível saber se tem direito ou não ao benefício.