Beneficiários do Bolsa Família poderão receber por diferentes contas

O Ministério da Cidadania publicou nesta quinta-feira, 10 de dezembro de 2020, que os beneficiários do Bolsa Família irão poder receber o valor do benefício em diferentes contas bancárias. Além da conta contábil, que é mantida no nome do próprio Ministério, os membros do programa poderão receber pela conta poupança social digital, disponibilizada no Caixa […]

O Ministério da Cidadania publicou nesta quinta-feira, 10 de dezembro de 2020, que os beneficiários do Bolsa Família irão poder receber o valor do benefício em diferentes contas bancárias. Além da conta contábil, que é mantida no nome do próprio Ministério, os membros do programa poderão receber pela conta poupança social digital, disponibilizada no Caixa Tem.

continua depois da publicidade

Além disso, os beneficiários do Bolsa Família que atenderem os requisitos de abertura e movimentação das conta poupança simplificada ou conta-corrente simplificada da Caixa Econômica Federal também podem escolher essas opções. Em qualquer uma das contas, o saldo do benefício vai poder ser movimentado por saques, transferências e pagamentos eletrônicos ou com a função débito do cartão.

Os beneficiários do Bolsa Família que escolherem receber por meio de conta poupança social digital, do Caixa Tem, poderão realizar o saque digital, realizado por meios digitais, mediante aplicativo, e em todos os canais de pagamento autorizados.

continua depois da publicidade

Diferentes contas

Em caso de bloqueio, suspensão, inativação ou encerramento da conta escolhida pelos beneficiários do Bolsa Família, o saldo será bloqueado. Caso, o membro do programa queira, ele pode voltar a receber pela conta contábil do Ministério da Cidadania a qualquer momento.

Além disso, os beneficiários do Bolsa Família têm até 90 dias para fazerem a movimentação do dinheiro do programa. Caso isso não aconteça, o Ministério da Cidadania irá restituir o saldo. O cartão para saque poderá continuar a ser o cartão social do Bolsa Família, mas também é possível emitir um novo cartão no nome do responsável pela família.

Para fazer a solicitação do cartão do programa, o titular do Bolsa Família deve ir a uma agência ou pedir pela central telefônica de sua instituição financeira. Os cartões são enviados para o endereço postal cadastrado no CadÚnico do Governo Federal. Os cartões sociais serão mantidos na agência dos Correios por cerca de 20 dias, onde poderão ser retirados pessoalmente pelos respectivos titulares, caso os endereços não sejam encontrados.

continua depois da publicidade

Microcrédito do Bolsa Família

Em paralelo, o Ministério da Cidadania estuda a criação de um microcrédito para beneficiários do Bolsa Família. O empréstimo seria, segundo os governantes, uma medida de apoio à camada mais pobre da população brasileira.

Segundo informações, os empréstimos seriam entre R$ 500 e R$ 1.000. A solicitação para o microcrédito seria feita pela conta poupança social digital, do Caixa Tem. A Caixa Econômica Federal estuda um meio de que o Caixa Tem vire um banco digital, com serviços (como o empréstimo) voltados para pessoas de baixa renda.