Governo planeja privatizar nove estatais em 2021

Por meio da equipe econômica, o governo planeja privatizar nove estatais em 2021, sendo que entre elas estão os Correios e a Eletrobras. Todos os processos de venda precisam passar pela aprovação do Congresso. Por enquanto, somente a venda da Eletrobras foi pedida ao Legislativo. continua depois da publicidade Mesmo sem estar com as suas […]

Por meio da equipe econômica, o governo planeja privatizar nove estatais em 2021, sendo que entre elas estão os Correios e a Eletrobras. Todos os processos de venda precisam passar pela aprovação do Congresso. Por enquanto, somente a venda da Eletrobras foi pedida ao Legislativo.

continua depois da publicidade

Mesmo sem estar com as suas demandas prontas, o Ministério da Economia vai se planejando para cumprir o seu cronograma. A venda de empresas públicas vem sendo falada pelo ministro da Economia, Pulo Guedes, desde o começo do governo Bolsonaro. No entanto, nada foi concluído até o fim de 2020, com dois anos de mandato.

A secretária do Programa de Parcerias de Investimentos, Martha Seillier, falou sobre as expectativas de se cumprir o cronograma do governo em 2021. “Todos os projetos apresentados com leilões possíveis em 2021 já estão em curso em termos de estruturação, todos os portos, aeroportos, ferrovias, projetos de energia, já estão com estudos de viabilidade em curso, muitos deles inclusive já com estudos no TCU, outros com estudos já aprovados pelo TCU e outros com editais inclusive já publicados. Então, acreditamos na viabilidade dessa carteira”, afirmou com otimismo.

continua depois da publicidade

Uma das justificativas para a fala entusiasmada está no texto da privatização dos Correios, que segundo a secretária estaria quase finalizado, podendo ser entregue nos próximos dias. “PL dos Correios é importante para atrair parceiro privado”, disse Seillier.

Mesmo assim, foi admitido que alguns projetos podem atrasar para 2022. “Mesmo que você tenha um deslocamento de meses e alguns projetos entrem em 2022, o importante é nosso compromisso de entregar todos os ativos e atrair parceiros privados para todos eles”, comentou a secretária em coletiva de imprensa.

No caso de 2020, a pandemia provocada pelo novo coronavírus acabou atrasando os planos do governo. Porém, Guedes teria pedido para que a equipe econômica voltasse a agilizar os planos para poder entregar o máximo possível em 2021.

continua depois da publicidade

Outros leilões públicos

Como informado, os Correios e a Eletrobras estão nos planos de venda. Ademais, o governo federal planeja realizar leilões para a Emgea, Ceasaminas, Porto de Vitória (Codesa), Nuclep, Trensurb, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a liquidação da liquidação da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF).

Além de privatizar nove estatais em 2021, existem planos para 2022. Neste caso, entram na mira da equipe empresas como a Serpro, Dataprev e Telebrás. Vale ressaltar que a Dataprev, por exemplo, foi fundamental para os pagamentos do auxílio emergencial, analisando milhões de cadastros.