Confira 3 mitos que inspiraram a autora de Harry Potter

A série de fantasia que conquistou milhões de fãs em todo o mundo teve algumas de suas cenas inspiradas em mitos.

Harry Potter é uma série de sete livros de fantasia escrita pela autora britânica J.K. Rowling. Nela, o leitor acompanha as aventuras de Harry James Potter, um jovem que descobre ser um bruxo, após ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

continua depois da publicidade

Para escrever a história contada em seus livros, J.K.Rowling se inspirou em alguns mitos. Confira, a seguir, 3 mitos que serviram de inspiração para a autora de uma série que conquistou milhões de fãs no mundo todo.

1. Mito que inspirou a criação de Lord Voldemort

O vilão Lord Voldemort é obstinado em sua busca pela imortalidade. Esse personagem é inspirado em Koschei, o Imortal, que aparece em contos de fadas e folclore russos. A imortalidade de Koschei é fruto de um feitiço mágico.

continua depois da publicidade

Nesse feitiço, ele esconde sua alma dentro de uma agulha, que aninha dentro de um ovo, dentro de um pato, dentro de um coelho, e por fim, dentro de um baú. Koschei enterra o baú em uma ilha remota.

Este feitiço está presente na criação de Horcruxes de Voldemort, objetos que armazenam fragmentos da alma fora do corpo.

2. Mito que inspirou os Centauros da Floresta Proibida de Hogwarts

Os Centauros da Floresta Proibida de Hogwarts são inspirados nas supostas criaturas que viviam no Monte Pelion, área central da Grécia. Uma prova disso, por exemplo, é o centauro Firenze, que aparece em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

continua depois da publicidade

A criatura tem interesse pela astrologia, fazendo referência a Quíron, centauro mestre de Aquiles na mitologia grega.

3. Mito que inspirou a esfinge

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, acontece o Torneio Tribruxo, uma competição entre os alunos de Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang. Numa das tarefas desse torneio, os alunos deveriam enfrentar monstros e desafios dentro de um labirinto.

Em determinado momento, a esfinge aparece para Harry com um enigma. Tal cena faz referência a Édipo Rei, peça de Sófocles. Nessa peça, quando Édipo chega à cidade de Tebas ele é surpreendido pela esfinge.

continua depois da publicidade

A criatura, com o corpo de leão, asas de águia e cauda de serpente, apresenta a Édipo uma charada. Caso ele não respondesse de forma correta, ele seria morto.