Chihuahua: 7 curiosidades sobre a raça que você ainda não conhecia

Conhecer um pouco mais sobre essa minúscula fofura pode te surpreender.

Muitos têm escolhido os Chihuahua para serem aquela companhia fiel e quentinha capaz de animar até mesmo o dia mais chato do ano. Então, que tal saber um pouco sobre esse sucesso de público?

continua depois da publicidade

Separamos alguns fatos para que você conheça melhor essa raça única:

1. Personalidade forte

Cachorros dessa raça tendem a ser muito inteligentes, sociáveis, agitados e muito ligados aos seus tutores. Essa ligação pode se tornar tão forte ao ponto de levar o pet a ser muito ciumento.

continua depois da publicidade

2. Parecido com bebês

Da mesma forma que os bebês humanos, os Chihuahuas possuem moleiras no crânio quando são filhotinhos. Então é necessário um cuidado extra ao manuseá-los e também evitar que eles sofram quedas ou impactos.

3. Pop Star

A popularidade da raça é inegável, já tendo participado de filmes como “Legalmente Loira” (2003) e “Pets: A Vida Secreta dos Bichos” (2016).

Além disso, estrelou diversos comerciais e foi o animal de estimação escolhido por celebridades como Madonna, Paris Hilton e Britney Spears.

continua depois da publicidade

4. Pode ficar bem velhinho

Assim como a maioria dos cães de pequeno porte, os chihuahuas possuem uma ótima expectativa de vida. Não vai ser difícil encontrar animais próximos da casa dos 20 anos.

5. Origem

A versão mais aceita sobre a origem desses pequenos cachorros remete à civilização Tolteca, que habitava áreas onde hoje é o México. Eles seriam descendentes de cães selvagens que, durante os séculos X a XII, foram domesticados por esse povo.

6. Tremeliques

Esse cachorrinho é famoso por tremer bastante e não há só um motivo para isso. É bem verdade que sentem muito frio (sendo importante mantê-los agasalhados sempre que necessário), mas a tremedeira pode ser fruto de medo, empolgação ou até problemas de saúde (como hipoglicemia). Então fique atento.

continua depois da publicidade

7. Várias versões

Essa raça pode ter diversas cores e até mesmo padrão de pelagem diferente, sendo possível que tenham pelos curtos ou longos.

Não se deixe enganar pelo tamanho, porque mesmo sendo sempre fofos, esses cães precisam de cuidados como qualquer outro cachorro. Por isso, faça sempre acompanhamento veterinário para garantir a saúde do seu pet.