Fábrica da BYD deverá criar mais de 5 mil empregos na Bahia

A expectativa é de que a produção comece no segundo semestre de 2024.

Na busca por alternativas sustentáveis e econômicas, a demanda por veículos elétricos cresceu bastante nos últimos anos. Como resultado, fabricantes estrangeiras passaram a investir no mercado brasileiro, como no caso da BYD. Recentemente, o Governo do Estado da Bahia anunciou a construção de uma nova fábrica da empresa chinesa em Camaçari, o que pode gerar até 5 mil vagas de emprego

continua depois da publicidade

Investimento no mercado baiano

Anunciando na última terça-feira (4), a BYD (Build Your Dreams) fará um investimento inicial de R$ 3 bilhões para instalar três unidades na Região Metropolitana de Salvador. Para isso, deverá contar com as antigas instalações da Ford na região, visto que a antiga montadora deixou o estado em 2021. 

Com a expectativa de iniciar a produção de chassis de ônibus, caminhões elétricos e veículos de passeios ainda no segundo semestre, mil vagas de emprego serão geradas de início. Além disso, a tecnologia chinesa poderá atrair mais investimentos para região, o que irá aquecer a economia e o mercado de veículos elétricos ou híbridos. 

continua depois da publicidade

Serão sete modelos produzidos na Bahia, sendo uma minivan (eT3) e outro seis veículos: Han, Song, Dolphin, Tan, Yuan e D1. Isso tudo é possível através de uma série de incentivos fiscais oferecidos pelo Governo da Bahia até o fim de 2032, como redução de ICMS e do IPVA.

Oportunidades de emprego

Segundo o governador Jerônimo Rodrigues (PT), a implementação da BYD na Bahia não é só uma fábrica, mas um novo modelo, onde uma tecnologia mais amigável ao meio ambiente é incentivada. Além disso, mais do que 5 mil vagas de emprego, a empresa terá capacitação de mão de obra especializada, onde novos profissionais erão formados. 

Inclusive, já é possível enviar currículo para o banco de talentos da montadora, basta clicar nesse link, fazer o cadastro na plataforma e enviar o seu currículo. Até então, foram mais de 27 mil inscrições em um pouco mais de 24 horas. 

continua depois da publicidade