Quem pode obter a carteirinha do Sesc Bahia? Veja todas as regras

O documento possibilita o acesso aos serviços oferecidos pelo Sesc Bahia. A solicitação é feita totalmente online. Veja como.

O Serviço Social do Comércio, ou somente Sesc, foi criado em 1946 pela Confederação Nacional do Comércio. De lá para cá, foram fundadas diversas unidades em todos os estados do país e no Distrito Federal.

continua depois da publicidade

Na Bahia, por exemplo, o Sesc foi fundado em 1947. Hoje, ele conta com 23 unidades fixas e mais 5 unidades móveis.

O objetivo do Sesc Bahia é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador das empresas do comércio de bens, serviços, turismo e sua família, com prioridade para aquele de baixa renda.

continua depois da publicidade

Para tanto, as unidades oferecem serviços subsidiados nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Para usufruir de tais serviços, o público-alvo do Sesc Bahia precisa fazer o credenciamento e, assim, obter a Credencial Sesc, chamada popularmente de carteirinha.

Quem pode obter a carteirinha do Sesc Bahia?

A Credencial Sesc, ou somente carteirinha, é destinada para o seguinte público-alvo:

  • Trabalhador do Comércio, de Bens e Serviços de Turismo: em atividade (ou em licença), estagiário, aposentado e desempregado;
  • Dependentes do Trabalhador do Comércio, de Bens e Serviços de Turismo: pais, irmãos, filhos, cônjuge ou companheiro de união estável, avô, avó e netos, pessoa sob guarda ou tutela ou curatela, padrasto, madrasta e enteados, viúvo (a) e órfãos.

Como solicitar a carteirinha do Sesc Bahia?

A carteirinha do Sesc Bahia deve ser solicitada (ou renovada) pelo site destinado a esse serviço.

continua depois da publicidade

Ao acessar o site, o trabalhador do comércio, de bens e serviços de turismo e seus dependentes devem preencher um formulário de acordo com seu perfil: “Formulário Cliente Pleno Titular” ou “Formulário Cliente Pleno Dependente”.

Ao clicar em dos formulários, o interessado deverá fazer o login na página do Sesc Bahia, informando seu CPF e senha. Caso ainda não tem cadastro no site, basta fazê-lo na hora. Após isso, basta preencher o formulário.

Em seguida, será feito o agendamento para a entrega da carteirinha. Em Salvador, o documento é entregue na Central de Relacionamento de Nazaré e do Comércio. Já no interior, nas unidades em cada cidade onde o Sesc possui unidade fixa.

continua depois da publicidade

Quais documentos necessários para solicitar a carteirinha do Sesc Bahia

Cada público-alvo da carteirinha do Sesc Bahia deve apresentar documentos de acordo com seu perfil, sendo comum a todos o documento de identificação, CPF e comprovante de residência. Confira quais são os outros a seguir:

Trabalhador do Comércio, de Bens e Serviços de Turismo:

  • Em atividade (ou em licença): Carteira de Trabalho ou o último contracheque;
  • Estagiário: contrato de estágio (cópia) ou Carteira de Trabalho;
  • Aposentado: comprovante da condição de aposentado (Carteira de Trabalho, último comprovante de rendimento ou extrato bancário e Carta de Concessão de Aposentadoria);
  • Desempregado: Carteira de Trabalho com data de rescisão do contrato;

Dependentes do Trabalhador do Comércio, de Bens e Serviços de Turismo:

continua depois da publicidade
  • Pais: apenas os documentos comuns a todos;
  • Irmãos, filhos, cônjuge ou companheiro de união estável: Certidão de Casamento civil ou religioso; ou Escritura de União Estável; ou Escritura Pública de Convivência;
  • Avô, avó e netos: documento que comprove o parentesco com o titular;
  • Pessoa sob guarda ou tutela ou curatela: documento emitido pelo Juizado; ou Certidão de Tutela; ou Certidão de Curatela;
  • Padrasto, madrasta e enteados: Certidão de Casamento; ou Escritura de União Estável; ou Escritura Pública de Convivência, que comprove vínculo com o titular;
  • Viúvo (a) e órfãos: Certidão de Óbito e Carteira de Trabalho do trabalhador falecido.