Perdeu a CNH? Veja como solicitar 2ª via do documento na Bahia

A segunda via costuma levar até oito dias úteis para ser liberada e a taxa do serviço é de R$ 83. Saiba mais informações aqui.

Perder documentos é quase sempre sinônimo de dor de cabeça, pois o processo para tirar a segunda via costuma ser burocrático. Se você mora na Bahia e perdeu a sua carteira nacional de habilitação (CNH), continue a leitura para entender como solicitar um novo documento.

continua depois da publicidade

A forma mais simples de solicitar a segunda via da CNH é pelo site do SAC Digital, através da realização de cadastro e confirmação de conta por email. Clicando aqui, você será direcionado para a página inicial do SAC digital — no canto direito superior da tela, vá em “cadastre-se” ou em “entrar”, caso já tenha seu email cadastrado.

Depois, basta solicitar a segunda via da CNH ou agendar atendimento em alguma sede da instituição — nem todos os postos de atendimento fazem o agendamento online, é preciso verificar essa disponibilidade na hora de solicitar a segunda via.

continua depois da publicidade

Não se esqueça dos documentos necessários para efetuar o pedido: documento de identificação original, CPF original e comprovante de residência emitido nos últimos três meses.

São considerados documentos de identificação:

  • Registro Geral (RG);
  • Carteira Nacional de Habilitação (caso tenha alguma via, mesmo vencida);
  • Carteira de Identificação Profissional para membros das Forças Armadas, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Federal;
  • Carteiras emitidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Medicina etc);
  • Registro Nacional do Estrangeiro (RNE) ou Carteira de Identidade do Estrangeiro (CEI).

A segunda via é feita para o motorista que estiver com a CNH em situação regular. Se o documento estiver vencido, será necessário renovar a carteira, assim como em casos de outras pendências com órgãos de trânsito.

continua depois da publicidade

Lembre-se também de que a validade da segunda via será a mesma da via original. A renovação da CNH é feita com base em outros critérios.

Prazos e taxas

A segunda via da CNH só pode ser feita mediante pagamento de taxa, realizado apenas em espécie, no valor de R$ 83,83. Apenas o titular do documento pode fazer a sua retirada, ou outra pessoa, contanto que tenha uma procuração pública.

O prazo de entrega da segunda via da CNH é de cinco a oito dias úteis, mas pode ser alterado em virtude das logísticas do processo.

continua depois da publicidade

Se tiver dúvidas, entre em contato com as centrais de atendimento do SAC Digital: