Retomada das aulas presenciais na Bahia em 2021?

Na segunda-feira anterior ao Natal, o secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, declarou que o avanço da pandemia de COVID-19 impede que a pasta projete uma data para retomada das aulas presenciais em 2021. Sobretudo por conta das prováveis consequências que as festas de fim de ano poderão ocasionar no cenário da pandemia. continua […]

Na segunda-feira anterior ao Natal, o secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, declarou que o avanço da pandemia de COVID-19 impede que a pasta projete uma data para retomada das aulas presenciais em 2021. Sobretudo por conta das prováveis consequências que as festas de fim de ano poderão ocasionar no cenário da pandemia.

continua depois da publicidade

Contudo, o secretário afirmou as instituições de ensino estão prontas para a possibilidade de retornar as atividades. E que a retomada das aulas presenciais seria executada dentro dos protocolos sanitários de prevenção e combate à COVID-19, para reduzir os riscos de contaminação de alunos e professores.

No dia 17 de dezembro, o Governo do Estado prorrogou o decreto de suspensão das aulas das redes pública e privadas na Bahia até o dia 4 de janeiro de 2021. Publicado desde março, esse decreto vem sendo renovado a cada vencimento, como medida de prevenção contra a COVID-19.

continua depois da publicidade

Impasse das aulas remotas

A respeito das aulas remotas, Jerônimo declarou que tem sido um desafio, sobretudo para os estudantes da rede pública. Isso porque 70% dos estudantes da rede estadual não têm acesso à internet banda larga e equipamentos adequados para o acompanhamento das aulas a distância.

“Se tem, é uma internet que não dá pra baixar um vídeo, não dá para baixar um livro, uma aula de um professor. Depois da internet, é o tema do equipamento. Para fazer atividade remota, temos que ter um celular bom, um tablet, um computador”, observou o secretário da Educação do estado fazendo uma crítica ao contexto de desigualdade social do país.

Outro fator que foi apontado por Jerônimo Rodrigues a respeito do ensino a distância foi sobre as demandas que essa modalidade de ensino coloca sobre a família dos estudantes e o papel indispensável dos educadores. Uma vez que não é viável que eles façam um acompanhamento de todas as atividades realizadas por seus filhos.

O secretário da Educação também expôs sobre a necessidade da retomada das aulas presenciais pelos alunos que estão em vias de finalizar o ensino médio e superior. “Há uma pressão dos estudantes, mas em especial do 3º ano, do 4º ano, que iriam fazer vestibular, que iriam se formar”, declarou Rodrigues.

continua depois da publicidade

Dados da COVID-19

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) publicados nessa segunda-feira (28/12), na Bahia foram registrados 748 casos de COVID-19 (de domingo para segunda-feira) e 1.330 recuperados.

Dedes do início da pandemia, a Sesab registrou 484.485 casos confirmados de infecção por COVID-19, desse total 469.734 pacientes já são considerados recuperados, 5.710 encontram-se ativos e 9.041 tiveram óbito confirmado.