Celebrações em homenagem a São Francisco Xavier são realizadas em Salvador

Foram iniciadas na última segunda-feira (30/11), na capital baiana, as homenagens pelo Dia de São Francisco Xavier, padroeiro de Salvador. As celebrações serão realizadas até a próxima quinta-feira (03/12). continua depois da publicidade As homenagens serão realizadas na Catedral Metropolitana Transfiguração do Senhor (Terreiro de Jesus), Paróquia Sant’Ana (Rio Vermelho) e Paróquia Nossa Senhora do […]

Foram iniciadas na última segunda-feira (30/11), na capital baiana, as homenagens pelo Dia de São Francisco Xavier, padroeiro de Salvador. As celebrações serão realizadas até a próxima quinta-feira (03/12).

continua depois da publicidade

As homenagens serão realizadas na Catedral Metropolitana Transfiguração do Senhor (Terreiro de Jesus), Paróquia Sant’Ana (Rio Vermelho) e Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Sete de Abril).

Homenagens a São Francisco Xavier

Em virtude da pandemia de COVID-19, a celebração realizada pela Paróquia Sant’Ana acontecerá até o dia 02 de dezembro, sempre às 19h30, transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube da paróquia. No dia festivo, 03 de dezembro, haverá procissão com número reduzido de fiéis. Ao final da procissão, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa.
Para participar presencialmente, os fiéis devem entrar em contato com a secretaria da Catedral, através do telefone (71) 3321-4573.

continua depois da publicidade

Haverá celebração também na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com transmissão, ao vivo, pelo Youtube. As celebrações acontecem até o dia 02 de dezembro e, no dia festivo, haverá a recitação do Terço, às 19h, e a Santa Missa, às 19h30.

Conheça o padroeiro da capital baiana

Por meio do decreto papal de 10 de maio de 1686 São Francisco Xavier se tornou o padroeiro da cidade do Salvador. Além de padroeiro da capital baiana, São Francisco Xavier é, ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiro universal das missões.

Nascido no castelo de Xavier, na Espanha, em 07 de abril de 1506, Francisco tinha um temperamento forte e impetuoso. Aos 14 anos foi enviado por sua mãe a Paris, onde aprimorou os estudos de filosofia, humanidades e literatura.

continua depois da publicidade

Após concluir os estudos, tornou-se professor de filosofia e conheceu Inácio de Loyola, que vislumbrava propagar o evangelho. Após ser convencido por Inácio, Francisco ajudou a fundar a Companhia de Jesus (Jesuítas) e passou a trabalhar como missionário em vários países, entre eles a Índia e o Japão. Assim, em 24 de junho de 1537 Francisco foi ordenado padre.

Com intensas atividades missionárias, Francisco Xavier sonhava em poder evangelizar na China, onde a entrada de estrangeiros era proibida. Em 1552, conseguiu infiltrar-se no país e atrair chineses para o cristianismo. Ao desembarcar na ilha de Sanchoão, foi acometido por uma enfermidade que o levou à morte, no dia 3 de dezembro do mesmo ano.

Em suas mãos, Francisco segurava o crucifixo oferecido como presente por Inácio de Loyola.

continua depois da publicidade