Quando o assunto é crença pessoal, ninguém pode dizer o que é certo ou errado, pois a fé de cada pessoa é particular e inquestionável. Se você adora conhecer superstições e crendices relacionadas à boa sorte, vai gostar da seleção que fizemos para hoje.
A seguir, trouxemos algumas superstições que estão relacionadas com a prosperidade de um modo geral, incluindo questões como afastar o mau agouro e despistar demônios. Confira a seguir:
Usar uma ferradura como amuleto
Não precisa ser uma ferradura de verdade, é claro, mas algumas pessoas compram pingentes e chaveiros em formato de ferradura para trazer sorte e afastar todas as energias negativas do caminho.
A história por trás dessa crendice tem a ver com uma lenda antiga, a respeito de um ferreiro chamado São Dunstan, que viveu no século 10 e teve a experiência de atender ao próprio demônio em pessoa, pedindo para que ele pregasse uma ferradura em seus pés.
Esperto, Dunstan pregou a ferradura com tanta força no pé do demônio que as feridas traumatizaram o tinhoso. Desde então, o demônio nem se aproxima de qualquer objeto em formato de ferradura.
Trevo-de-quatro-folhas
O trevo-de-quatro-folhas é uma crendice cristã que tem duas explicações para trazer sorte. A primeira seria que Adão e Eva, ao fugirem do Paraíso, acabaram trazendo um trevo como “souvenir” — a plantinha é vista como de sorte justamente por ser um pedacinho do céu.
Outra explicação tem a ver com São Patrício, da Irlanda, que usava os trevos de três folhas para falar sobre a Santíssima Trindade. A quarta folha seria, então, um elemento que representa a graça divina.
Derrubar um pouquinho de sal
Para os turcos, existe a crença de que tudo de ruim que acontece com uma pessoa tem a ver com um anjo malvado que fica posicionado em cima do ombro esquerdo de todo mundo.
O truque de jogar um pouquinho de sal para trás, por cima do ombro esquerdo, serve para cegar os olhos desse anjo e afastar as forças ruins da vida.