Observar o céu é uma atividade muito importante para a humanidade. Desde quando precisávamos entender o ciclo das estações para plantar, até quando navegávamos sem instrumentos tecnológicos e as estrelas eram nossas guias pelas grandes aventuras marítimas.
Até hoje, todos os fenômenos astronômicos que conseguimos observar causam grande espanto e admiração ao redor do mundo. É assim com os eclipses solares e lunares e com a passagem de objetos celestes incomuns, como os cometas.
Um desses eventos grandiosos irá ocorrer na terça-feira, dia 31 de maio. Uma chuva de meteoros, que permitirá a algumas pessoas visualizarem diversos objetos entrando em nossa atmosfera.
O que é uma tempestade de meteoros?
É uma queda de diversos fragmentos de rocha advindos de corpos celestes que ficam incandescentes ao entrar em nossa atmosfera.
Como a tempestade irá acontecer?
A formação Tau-Herculidis (originada pelos detritos do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3)) irá passar pelo céu do nosso planeta, podendo gerar milhares de estrelas cadentes por hora.
Todos conseguirão ver?
Primeiro, não é certeza que alguém conseguirá ver a olho nu, porque, para isso ser possível, as partículas não podem ter sido ejetadas do núcleo central com uma velocidade superior aos 354 km/h.
Dando tudo certo, os melhores locais para se observar a chuva estarão no hemisfério norte. Entretanto, segundo o professor Rodolfo Langhi, do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru (SP), o show de luzes também poderá ser visto nos céus brasileiros.
Quais os horários para assistir?
Haverá dois momentos: o primeiro em torno da meia-noite desta terça-feira (31/05) e o segundo, provavelmente, acontecerá por volta das 2h15 do mesmo dia. Vale a pena destacar que o número esperado de estrelas cadentes é muito maior nesse último.
Agora é só ir para um lugar longe das luzes da cidade (pois assim a observação fica mais fácil) e criar uma lista de todos os desejos que você quer fazer para cada uma das muitas estrelas cadentes que você verá.