Localizado no lado direito e na região inferior do abdômen, o apêndice parece uma pequena bolsa tubular com cerca de 10 centímetros de extensão, estando ligado à primeira parte do intestino grosso, perto da sua ligação com o delgado.
Na comunidade médica, não existe um consenso sobre a função exata do apêndice — inclusive alguns especialistas afirmam que não existiria qualquer função e o órgão seria apenas um resquício do nosso processo de evolução.
Dentro das linhas que acredita existir uma função, existem duas correntes sobre em qual sistema o apêndice estaria incluído:
1. No sistema imune
Estudos recentes indicam presença de linfoides no apêndice. Essas células têm uma importante função no combate às infecções.
Com isso, poderia-se deduzir a participação do órgão no sistema imune.
2. Do sistema digestório
Para essa linha, o apêndice seria um depósito de bactérias benéficas para o intestino. Dessa maneira, em caso de necessidade (por exemplo, depois de uma intensa diarreia), haveria a liberação dessas bactérias para funcionarem como probiótico no intestino.
A despeito dessas discussões, existe uma certeza: quando o apêndice está inflamado, é necessário tratamento cirúrgico. Isso pois existe uma elevada chance de ele estourar e liberar uma grande quantidade de bactérias no abdômen, causando uma infecção generalizada.
Para evitar maiores problemas, procure um médico caso tenha os seguintes sintomas:
- Dor aguda na parte inferior direita da barriga;
- Dor localizada e contínua. Inicia com fraca intensidade fraca no início e vai aumentando com o passar do tempo;
- Dor ao redor do umbigo ou na boca do estômago;
- Febre;
- Perda de apetite;
- Náuseas e/ou vômitos
- Constipação;
- Diarreia;
- Flatulência.
É importante prestar atenção, porque é fácil confundir essa grave inflamação com um problema alimentar comum. Então, em caso de dúvidas, procure assistência médica o mais rápido possível.