Nasa fará nova missão com espaçonave em novembro

Espaçonave da Nasa deve se chocar com lua de asteroide. Nova missão faz parte de ação de proteção da Terra.

No mês de novembro deste ano, terá início a missão Double Asteroid Redirection Test (DART), ou Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo, uma parceria da Nasa com outras organizações, onde uma espaçonave colidirá contra um asteroide. A nova missão com espaçonave da Nasa faz parte de ação de proteção da Terra.

continua depois da publicidade

A ação será realizada de forma proposital e, segundo a Nasa, com objetivo de demonstrar, em grande escala, a tecnologia de Redirecionamento de Asteroide duplo pela Nasa, que poderá defender o planeta de objetos que possam causar danos graves.

Nova missão com espaçonave da Nasa

A missão Dart será lançada em foguete Falcon 9 da SpaceX da Base da Força Espacial, localizada em Vandenberg na Califórnia, nos Estados Unidos. O alvo será um asteroide, denominado Dimorphos, com 160 m de diâmetro, que orbita o asteroide Didymos próximo à Terra.

continua depois da publicidade

A missão faz parte de um grupo de ações teste para analisar a alteração do movimento de asteroides no espaço. O Dart será a primeira etapa e a colisão acontecerá a cerca de 24 mil quilômetros por hora. A trajetória da espaçonave será guiada por um software de navegação autônomo e uma câmera.

Apesar de ser iniciada em novembro, a missão será efetivada apenas em setembro de 2022. Depois, a Agência Espacial Europeia lançará sua missão Hera, em 2024, para acompanhar o asteroide e avaliar os resultados do redirecionamento do sistema.

Vale salientar que essa será a primeira vez que humanos alteram a dinâmica de um corpo espacial de forma significativa.

continua depois da publicidade

A partir dos dados coletados ao longo dos anos por meio dessas missões, será possível alterar, melhorar e até criar estratégias de defesa do planeta, principalmente quanto à força que é necessária para alterar a órbita de um asteroide que esteja próximo à Terra e possa colidir com o planeta.