Hormônios da felicidade: saiba como aumentar o nível de serotonina

Para estimular a serotonina, praticar exercícios físicos é o conselho mais famoso, mas a ciência sugere priorizar a corrida, ciclismo e exercícios aeróbicos.

Que tal seguir as dicas de cientistas para afastar os sentimentos de solidão e tristeza profunda? A depressão é a principal causa de invalidez no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença pode ser caracterizada por um desequilíbrio químico do cérebro, mas o segredo da felicidade, independente de amor ou dinheiro, está em quatro neurotransmissores, conhecidos como “quarteto da felicidade”: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

continua depois da publicidade

A primeira estratégia é chorar durante um filme triste, porque a sensação de alívio vem da liberação de endorfina nos neurônios. Uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, conclui que o hormônio é uma espécie de analgésico e existe para mascarar a dor física. Outra dica: consumir alimentos picantes ajuda a elevar os níveis das endorfinas, assim como realizar atividades em equipe, dançar e cantar.

Cada substância da felicidade não surge sem estímulos externos. Além disso, desaparecem logo depois de realizar esse trabalho especial no corpo, sendo necessário manter na rotina desde atitudes simples até esforço maiores. Para estimular a serotonina, praticar exercícios físicos é o conselho mais famoso, mas a ciência sugere priorizar a corrida, ciclismo e exercícios aeróbicos.

continua depois da publicidade

Outros hábitos rápidos também estimulam a serotonina, como tomar sol por alguns minutos, conversar com amigos ou olhar fotos antigas de momentos felizes. Vale lembrar que a maior quantidade desse hormônio é encontrada no intestino e não no cérebro. Por isso, problemas digestivos afetam o humor, mas podem ser equilibrados pela ingestão de fibras.

Também é possível combater o desinteresse pela vida estimulando a dopamina. Basta criar metas de curto prazo, como a quantidade de água que deseja consumir por dia, por exemplo, ou dividir em etapas menores uma meta de longo prazo. O hormônio promove os sentimentos de satisfação, euforia, desejo e recompensa.

O último neurotransmissor desse quarteto fantástico é a oxitocina e pode ser liberada com um simples abraço. Famosa pelo vínculo criado durante o período de amamentação, ela gera confiança e ter vínculos sociais depois de adultos é o segredo da felicidade.

continua depois da publicidade