Fato ou mito: descubra se a aveia tem glúten e carboidrato

Embora seja naturalmente isenta de glúten, a aveia pode apresentar a substância. Veja como isso ocorre e, também, se a aveia é fonte de carboidrato.

Cada vez mais a aveia tem ganhado adeptos, que passam a consumi-la em busca de uma alimentação mais saudável. Trata-se de um cereal muito rico em nutrientes e vitaminas do complexo B, porém, existe uma dúvida por parte das pessoas que querem evitar carboidratos e que, igualmente, não querem (ou não podem) consumir nada que contenha glúten: afinal, existe ou não glúten e carboidratos na aveia?

continua depois da publicidade

Fomos atrás desta informação e a resposta é relativa, sobretudo, no caso do glúten. A presença de glúten na aveia pode ocorrer devido à contaminação cruzada, ou seja, quando o produto é produzido em contato com outros cereais que contêm o glúten. Deste modo, entendemos que em sua composição a aveia não possui glúten, mas algumas marcas de aveia apresentam glúten devido ao contato com outros produtos.

Quando isso ocorre, em geral, indica-se na embalagem a presença, ou não, da substância. Muitas marcas possuem a aveia livre de glúten, portanto, basta conferir a embalagem na hora da compra.

continua depois da publicidade

Já o carboidrato está presente na aveia, porém, boa parte é composta de fibra alimentar, classificando-se como parte da família dos carboidratos complexos. Esses possuem grande quantidade de fibra solúvel beta-glucana, que é um polissacarídeo, instalado nas paredes celulares dos cereais, eficaz para promover a redução do colesterol.

Pelo seu poder de atuação no controle do colesterol, a aveia é um dos alimentos mais indicado por nutricionistas para quem busca seguir uma alimentação saudável.

Além da presença dos carboidratos solúveis, ela ainda é rica na formação de proteínas. Por ser um construtor proteico, a aveia destaca-se na formação de triptofano, fenilalanina e ácido glutâmico.

continua depois da publicidade