Governo pretende dar descontos a quem economizar energia elétrica

Para evitar riscos de apagão no Brasil, o governo vem estudando dar descontos a quem economizar energia elétrica.

O governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, vem estudando uma maneira de disponibilizar descontos aos consumidores que economizarem energia elétrica. A medida tem objetivo de evitar os riscos de apagão no país e valerá para todas as unidades consumidoras, inclusive residências e comércios de pequeno porte.

continua depois da publicidade

Durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pediu que a população utilize os recursos hídricos e a eletricidade com cautela, para poder enfrentar a crise de abastecimento nos reservatórios brasileiros.

Descontos a quem economizar energia elétrica

O governo estuda conceder descontos, ou uma especie de bônus, para os consumidores que conseguirem reduzir o consumo, de forma voluntária, durante um período de tempo estipulado. Com esse objetivo, o ministério vem analisando uma maneira de encontrar recursos para compensar as empresas geradoras de energia para que elas não tenham prejuízos.

continua depois da publicidade

Aliado a isso, o governo trabalha em um programa que objetiva reduzir a necessidade de energia dos grandes consumidores durante horários de pico (das 12 às 18 horas, em dias úteis).

O valor dos descontos por unidade domiciliar, ou quando a medida começará a valer, não foram informados pelo Ministro no pronunciamento.

O Brasil tem riscos reais de apagão em 2021?

O Brasil enfrenta uma das piores crises hídricas da história, com o maior déficit dos últimos 91 anos. Com isso, especialistas analisam que o país pode estar próximo de um colapso no fornecimento de energia elétrica.

continua depois da publicidade

A análise foi feita pelo Centro Brasileiro de Infraestrutura a partir de cálculos com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Vale lembrar que no final de 2020 e nos primeiros dias de 2021, o estado do Amapá passou vários dias sem energia elétrica devido a um incêndio em uma subestação energética de Macapá. Mesmo que as causas não tenham sido hídricas, a demora de restabelecer a demanda por energia sinaliza uma problemática no setor.