Veja quais são as 5 profissões que podem acabar no Brasil

Muitas profissões que são repetitivas podem ser substituídas pela automação das máquinas.

Graças a globalização o mundo acaba por evoluir de diversas formas, incluindo na maneira com que exercemos algumas funções e trabalhos. Serviços outrora importantes e realizados por uma cadeia grande de pessoas, ao pouco foram sendo extintos.

continua depois da publicidade

Pro exemplo, temos o caso dos copiadores de livros, que acabaram por não existir mais graças ao invento da prensa de livros. Contudo, ainda atualmente alguns trabalhos estão perto de deixarem de existir no Brasil.

1 – Operadores de caixa

Fora do Brasil já é comum encontrar mercados e vendas que possuem um autoatendimento ou ainda uma robotização da operação de caixas. Essa é uma profissão que provavelmente deixará de existir, uma vez que seu trabalho repetitivo pode ser substituído pela automação.

continua depois da publicidade

2 – Piloto de avião

Ainda que atualmente é bem mais confiável contar com a habilidade do ser humano para pilotar uma aeronave, esses comandantes contam com muita ajuda da tecnologia para realizarem os trabalhos.

E no futuro, gradualmente, podem ser totalmente substituídos pela robotização, servindo como supervisores da viagem e de manutenção dos equipamentos.

3 – Motorista

Seguindo os princípios do piloto de avião, os motoristas de carros particulares ou ônibus também serão substituídos no futuro.

continua depois da publicidade

Atualmente já existem alguns modelos de carros que possuem tecnologia para se autodirigir, o que futuramente será o comum, extinguindo a participação humana direta na direção de um veículo.

4 – Escrivão

Mais um da lista de trabalhos repetitivos e automáticos que podem ser substituídos por máquinas. Esse processo de analisar e transcrever já está sendo aplicado em alguns casos e pode se revelar mais eficaz do que a participação humana direta.

5 – Porteiro

Essa aqui já é realidade em muitos prédios residenciais e condomínio fechados. Seja através da tecnologia de atendente virtual ou da liberação direto com a pessoa na casa.

continua depois da publicidade

O fato é que muitos locais não precisam de um porteiro humano na entrada dos locais, confiando apenas na capacidade da tecnologia. Em breve, essa será uma realidade em todos os lugares do Brasil.