Imposto de Renda: Receita Federal libera calendário completo da restituição

A Receita Federal disponibilizou o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda, beneficiando cerca de 5,6 milhões de declarantes, incluindo aqueles classificados como prioritários e não prioritários.

O montante total reembolsado do Imposto de Renda em 2023 atingiu a marca de R$ 7,5 bilhões, no último dia de julho. A publicação dos beneficiários do quarto lote de restituições será adiantada em comparação com os pagamentos, prevista para o dia 24 de agosto.

continua depois da publicidade

Para confirmar se está incluído no lote, o contribuinte tem a possibilidade de realizar a consulta através do portal da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), acessando a área “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicando em “Verificar a Restituição”.

Dessa forma, será capaz de checar se a restituição já está disponível.

continua depois da publicidade

Apesar da consulta simples, é viável realizar uma checagem mais abrangente do estado da declaração, averiguando prováveis pendências.

Por meio do extrato de processamento disponibilizado no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), o contribuinte pode verificar se há informações incorretas.

O reembolso das restituições é depositado diretamente na conta bancária fornecida pelo contribuinte durante o momento da declaração.

continua depois da publicidade

Pagamento

Caso haja algum motivo que impeça o crédito, o contribuinte tem a possibilidade de reagendar o recebimento por meio do Banco do Brasil (https://www.bb.com.br/irpf) ou através da Central de Relacionamento do banco pelos seguintes números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Em 2023, foi declarado para a Receita Federal um total de 41,15 milhões de declarações, o órgão informou que 60% dos que enviaram suas declarações têm irão receber a restituição.

Beneficiários do 3º lote

  • Mais de 80 anos: 16.536 agraciados;
  • 60 e 79 anos: 95.047 agraciados;
  • Deficiência física ou mental, ou com doença grave: 9.740 agraciados;
  • Professores cuja principal fonte de renda é o magistério: 30.700 agraciados;
  • Contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optado pelo recebimento via Pix: 3.879.049 agraciados;
  • Contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março: 1.600.964 agraciados.

Atenção!

continua depois da publicidade

1º, 2º e 3º lote já foram pagos. O 4º e o 5º lote serão dia 31 de agosto e 29 de setembro respectivamente.