Será que Drex é igual Bitcoin? Conheça as principais diferenças entre elas

A novidade do Banco Central deixou a população se perguntando se Drex é igual Bitcoin. Descubra as principais diferenças entre ambos!

O lançamento do Drex tem gerado muitas dúvidas, sendo que a principal delas é que Drex é igual Bitcoin. Ou seja, se o Drex é e funcionará como uma criptomoeda.

continua depois da publicidade

O anúncio do Real Digital foi feito pelo Banco Central (BC) em 7 de agosto, e já se tornou um assunto muito popular, levantando questionamentos por parte da população. Assim, continue a leitura para conhecer o que é o Drex e as suas diferenças entre o Bitcoin.

Drex e Bitcoin: São realmente iguais?

A novidade do Banco Central foi denominada de Drex. Essa é uma abreviação para “Digital Real X”, combinação feita com o intuito de soar moderno e imponente. Afinal, as letras “D”, “R” e “E” representam, respectivamente, “Digital”, “Real” e “Eletrônico”.

continua depois da publicidade

A ideia de modernidade fica por conta do “X”, adicionado ao fim da nomenclatura. Nesse sentido, o “DREX” pode assemelhar-se com a abreviação de bitcoin, “BTC”. No entanto, essa é uma das pouquíssimas semelhanças que ambos têm em comum.

Diferenças

Enquanto o Bitcoin é uma criptomoeda, uma forma de dinheiro central descentralizada, o Drex é uma moeda digital de banco central. Sua classificação é CBDC, sigla em inglês para Central Bank Digital Currency.

Assim, o Drex é, basicamente, uma versão eletrônica do Real Brasileiro. Ele terá o mesmo valor do Real, ou seja, R$ 1 equivale a 1 DREX. No entanto, diferentemente do Real Brasileiro que está disponível em moedas e cédulas, o Drex é completamente digital.

continua depois da publicidade

Além disso, ele será regulado pelo Banco Central, o qual é o seu criador. Essa é uma inovação que está sendo estudada e implementada por Bancos Centrais de cerca de 130 países.

Semelhanças

Apesar de terem nomenclaturas parecidas, eles têm somente duas coisas em comum. A primeira é que ambos utilizam o “blockchain”, tecnologia essa que registra informações criptografadas, descentralizadas e de acesso extremamente difícil por meios ilícitos.

E, por fim, ambos são 100% eletrônicos, ou seja, são completamente digitais.

continua depois da publicidade