Estas são as opções de empréstimos para agricultura familiar oferecidas pelo governo

Crédito para agricultura familiar: Melhores opções para suas necessidades. Investimento, custeio ou microcrédito rural? Veja a escolha ideal.

Com o desenvolvimento do agronegócio, a disponibilidade de crédito para agricultura familiar aumentou juntamente com a sua demanda. Essa é uma ferramenta importante, capaz de auxiliar o processo de desenvolvimento de propriedades rurais de menor porte.

continua depois da publicidade

Optar pelo crédito agrícola é um instrumento ideal para manter, expandir e até mesmo iniciar as atividades no campo do agronegócio. Assim, várias opções de crédito estão disponíveis no mercado. No entanto, é importante realizar uma escolha consciente.

Portanto, a seguir você pode conferir as principais opções de crédito destinado à agricultura  familiar, a fim de escolher aquela mais adequada às suas necessidades.

continua depois da publicidade

Quais são os tipos de crédito para a agricultura?

Em suma, existem três opções diferentes de linhas de crédito voltadas para a produção no campo. Ao analisá-las, é importante ter em mente o perfil do seu agronegócio, bem como as suas necessidades como empreendedor e agricultor. Veja:

1.   Microcrédito Rural

A escolha do microcrédito rural é ideal para produtores com latifúndios de menor porte. Não é necessário possuir CNPJ, pois o crédito pode ser conferido a contas de pessoa física. Dessa forma, funcionará de modo similar ao empréstimo pessoal.

Porém, o que torna o microcrédito rural mais atrativo é a sua taxa de juros reduzida, em comparação com créditos pessoais regulares.

continua depois da publicidade

2.   Crédito de Custeio

Outro tipo é o crédito de custeio. Conforme o nome indica, essa opção pode ser a melhor para agricultores que buscam um modo de pagar por despesas recorrentes, aquelas necessárias para o funcionamento adequado de um agronegócio.

Ofertado por diversas instituições financeiras, o crédito de custeio é flexível e, por ser destinado a cobrir os custos de contas recorrentes, é possível variá-lo segundo a demanda do seu empreendimento rural.

Há tipos ainda mais específicos de crédito de custeio, sendo o Pronamp Custeio para agricultores e o Pronaf Custeio, destinado às famílias produtoras rurais nos ramos da agropecuária e agricultura.

continua depois da publicidade

3.   Crédito de Investimento

No entanto, se o seu objetivo for expandir a produção rural, o crédito de investimento é o mais recomendado. O crédito ofertado poderá ser utilizado para obter lotes de terra, maquinário e veículos para o campo. Portanto, o valor irá variar segundo esses fatores.

Assim como o crédito de custeio, o crédito de investimento também possui diversos segmentos específicos, para que você opte pelo que mais se adequa aos seus projetos.

Dentre as opções, é possível citar o Pronaf Agroindústria, com foco na agricultura familiar, para serem realizadas melhorias na comercialização de produtos rurais, infraestrutura da fazenda e processamento.

continua depois da publicidade

Além dessa, há o Pronaf Investimento, o qual visa a implantar ou expandir a modernização no campo, para a infraestrutura dos serviços e da produção agropecuária ou não.

A principal vantagem dessa modalidade é o prazo para pagamento. Para que o investimento feito gere retornos financeiros, é necessário aguardar um certo tempo. Por isso, há um período de carência e prazos de até 10 anos para pagar o valor total.