Crash Test: 5 carros que reprovaram em testes de impacto

Está pensando em comprar um automóvel em 2023 que seja, acima de tudo, seguro? Conheça os cinco carros que foram reprovados em teste de impacto e não erre na escolha.

Na hora de adquirir um veículo, alguns fatores como segurança, recursos tecnológicos, espaço interno, nível de conforto e confiabilidade mecânica, precisam ser levados em consideração. Por isso, essa matéria vai te mostrar cinco carros que foram reprovados em testes de impacto.

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Os crash tests são realizados para atestar o nível de segurança de um automóvel em um possível acidente, especialmente no trânsito rodoviário. Por isso, se você está pensando começar 2023 de carro novo, seja para viajar com a família ou trabalhar, e preza pela segurança de todos a bordo, não deixe de ler até o final. Confira.

Carros reprovados em testes de impacto

1) JAC E-JS1

Esse é um dos carros que foram reprovados em teste de impacto. O modelo chinês, considerado um dos carros elétricos mais baratos dos Brasil atualmente, até oferece recursos tecnológicos de ponta e economia, mas deixa a desejar no quesito segurança a bordo.

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No teste do Latin NCAP, que tem pontuação que vai de zero a cinco estrelas, o E-JS1 ganhou nota mínima (1 estrela) no quesito proteção do tórax do passageiro do banco da frente e do motorista, em uma eventual colisão frontal, que são as mais comuns nas estradas brasileiras.

2) Carros que foram reprovados em teste de impacto: Fiat Strada

Esse modelo italiano é um dos líderes de venda no mercado automotivo brasileiro do segmento de pick-ups de pequeno porte. Apesar da sua confiabilidade e robustez mecânica, bem como a boa capacidade de carga, a Strada não foi bem no teste do Latin NCAP.

Em uma colisão lateral, por exemplo, a lataria desse automóvel demonstrou um nível de fragilidade abaixo do limite considerado aceitável. O resultado foi nota zero estrela para essa pick-up, que é uma das mais emplacadas do país desde o seu lançamento.

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3) Hyundai HB20

Mais um dos carros que foram reprovados em teste de impacto. Lançado no Brasil em 2013, esse modelo sul-coreano sempre teve vendas expressivas por aqui, até os dias de hoje. A confiabilidade mecânica e tecnologia de ponta são os seus principais atributos.

Mas as novas regras de segurança do Latin NCAP, que passaram a valer desde o ano de 2020, reduziram a nota desse automóvel, que era de quatro estrelas, para apenas uma. Em colisões frontais, o HB20 não ofereceu a segurança esperada para o motorista e nem para os passageiros, em velocidades acima de 100 km/h.

4) Ford Ka

Outro dos carros que foram reprovados em teste de impacto. Apesar de já ter saído de linha no Brasil, esse modelo norte-americano, lançado por aqui em 1997, recebeu nota zero estrela no teste de 2017. Já em 2019, o carro recebeu nota três estrelas no Latin NCAP.

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Como o novo protocolo de 2020, que ficou bem mais rígido para todas as categorias de automóveis, o Ka recebeu nota zero estrela no quesito colisão lateral. A lataria do modelo se mostrou demasiadamente frágil, o que poderia aumentar as chances dos ocupantes virem a óbito, dependendo da gravidade do acidente.

5) Fiat Cronos

O último dos carros que foram reprovados em teste de impacto. Lançado no mercado automotivo brasileiro em julho de 2022, esse sedã italiano acabou recebendo a nota zero estrela no último teste do Latin NCAP, apesar dos seus atributos mecânicos e tecnológicos.

O modelo tinha recebido nota três estrelas no quesito proteção de adultos e quatro estrelas para a proteção de crianças. Em uma eventual colisão frontal em velocidades acima de 120 km/h, a lataria do Cronos apresentou um nível de danos acima do limite considerado aceitável, o que poderia colocar em risco dos passageiros em risco.

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Se você estava cogitando comprar um dos modelos citados acima, recomendamos repensar a escolha, já que o quesito segurança não pode ser negligenciado. Afinal, acidentes podem acontecer e o carro precisa oferecer a máxima proteção para todos os ocupantes nessa hora, certo?