Quem pode sacar o lucro FGTS? Confira as regras que permitem a retirada

Para consultar o saldo e saber qual foi o valor do lucro depositado, basta acessar a plataforma através do aplicativo do FGTS.

O lucro do FGTS foi depositado nas contas dos trabalhadores em agosto do ano passado, conforme informado pela Caixa Econômica Federal. O total representou R$ 8,13 bilhões, que foram transferidos para as contas vinculadas aos trabalhadores que possuíam saldo até o dia 31 de dezembro de 2020.

continua depois da publicidade

Os valores depositados são subordinados à quantia que cada um possuía até a data limite. Assim, qualquer conta que tivesse um valor mínimo já receberia o depósito referente aos lucros. Todo o valor repassado pela Caixa corresponde a 96% dos lucros obtidos com os saldos do FGTS. Porém, muitas pessoas ficam em dúvida se podem sacar ou não o valor.

Na verdade, o valor fica na conta e para ser sacado somente dentro das regras já previstas em lei. O fato de ser repassado os lucros não significa que o cliente pode sacar esse valor. Assim, conforme as regras já existentes, o saque ocorre apenas em situações específicas, tais como:

continua depois da publicidade
  • Utilização para financiamento da casa própria e outras linhas abertas recentemente pelo governo para financiamento;
  • No caso de aposentadoria do trabalhador;
  • Demissões sem justa causa;
  • Ao final de contratos temporários;
  • Através da modalidade de saque aniversário que libera uma parte do saldo;
  • Pessoas com idade igual ou superior a 70 anos;
  • Quando a empresa que o trabalhador presta serviço fecha, entre outras situações.

Como consultar o saldo do FGTS

Para consultar o saldo do seu FGTS e saber qual foi o valor do lucro depositado, basta acessar a plataforma através do aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS. É só baixar e realizar o login informando os dados solicitados no momento de cadastrar a conta.

Pelo site da Caixa Econômica Federal, também é possível ter acesso ao extrato do FGTS para averiguar o depósito do lucro. Para quem prefere telefone, é só ligar no 3004-1104 (quem reside em capitais e região metropolitana) ou 0800-726-0104 (nas demais regiões).