O que é o golpe do Pix? Veja os tipos de fraude e como se proteger

Conhecer o mecanismo de novos golpes é fundamental para não ter prejuízos.

Você já deve ter ouvido falar a respeito do golpe do Pix, certo? Infelizmente, os criminosos virtuais estão muito à frente quando o assunto é pensar maneiras de promover golpes, e a maior prova disso é que, quando o assunto é crime financeiro, 70% dos casos têm a ver com o Pix.

continua depois da publicidade

Antes de qualquer coisa, é preciso frisar que as transações via Pix são seguras. O problema é que os criminosos encontram formas de entrar em contato com as vítimas sem levantar suspeitas.

Através da criação de sites falsos, mas que se parecem visualmente com sites de bancos ou jornais, por exemplo, os criminosos conseguem acessar o celular ou o computador das vítimas, roubando suas senhas e dados de acesso. Por isso, é extremamente importante não clicar em links enviados por desconhecidos ou que pareçam suspeitos.

continua depois da publicidade

Golpes do Pix

Infelizmente, existem diversos golpes envolvendo transações via Pix. Conheça alguns deles:

  • Roubo de WhatsApp: Os criminosos criam um perfil falso, usando a foto da vítima, e pedem dinheiro a pessoas próximas. Para evitar esse problema, habilite a opção “Verificação em duas etapas” no seu aplicativo.
  • Código e QR Code falso: É comum pagarmos uma conta através de um código ou QR Code. Sempre que fizer essa transação, confira os dados do recebedor.
  • Falha no Pix: Receber mensagens a respeito de uma falha em transação Pix, mas que trará benefícios ao usuário, é um golpe clássico. Os criminosos solicitam que a pessoa faça um Pix para receber, em troca, um valor maior.
  • Falsas centrais de atendimento: Os criminosos podem criar perfis falsos e se passarem por gerentes de banco, solicitando informações e enviando links. Lembre-se de que os bancos não entram em contato para avisar a respeito de transações agendadas ou que deram errado.
  • Comprovante falso: Algumas pessoas enviam comprovantes falsos de pagamento, golpe muito comum em vendas online. Se você recebeu o comprovante, mas o dinheiro não caiu, suspeite. Lembre-se de que o Pix realiza transações instantâneas.

É importante sempre adotar medidas de proteção ao realizar transações bancárias e interagir nas redes sociais. Nunca clique em links enviados por SMS, WhatsApp ou e-mails vindos de pessoas desconhecidas, faça suas transações via Pix apenas dentro do app do seu banco e confira sempre os dados do recebedor.

Os golpes feitos por descuido e falta de atenção costumam não ser ressarcidos pelos bancos, por isso, algumas instituições oferecem seguros que cobrem danos relacionados ao Pix.

continua depois da publicidade