CadÚnico: quando é necessário fazer a atualização do cadastro?

Entenda quais são as alterações familiares que exigem a atualização do Cadastro Único.

O Cadastro Único (CadÚnico) é um recurso criado pelo Governo Federal para beneficiar famílias de baixa renda no Brasil. Desde 2003, o recurso atua na seleção e inclusão dessa população em programas, como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Minha Casa Minha Vida.

continua depois da publicidade

Cada programa possui sua exigência. Porém, para ser beneficiado, é primordial manter as informações do cadastro atualizadas. Ao cadastrar-se no CadÚnico, são exigidos documentos de: identificação, escolaridade, situação de trabalho, renda, registro do domicílio e outros.

Assim, ao manter essas informações atualizadas, é possível identificar, de forma precisa, a necessidade de cada família. Por isso, é preciso renovar o CadÚnico quando houver:

continua depois da publicidade
  • Mudança de endereço;
  • Troca do número de telefone;
  • Alteração na renda mensal familiar (para mais ou menos);
  • Mudança no estado civil;
  • Nascimento ou adoção de um novo membro familiar;
  • Falecimento de algum dos componentes da família;
  • Crianças que entram ou mudam de escola;
  • Apesar da gestão federal, o Cadastro Único é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras, gratuitamente. Dessa forma, você pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a Prefeitura de sua cidade para realizar a atualização.

Se você ainda não possui o cadastro, confira se sua família preenche algum dos requisitos:

  1. Família com renda mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo (R$ 522,50);
  2. Família com mensal de até três salários (R$ 3.135,00);
  3. Família com renda acima das anteriores que esteja vinculada ou esperando algum programa que utilize o CadÚnico em suas concessões;
  4. Família em situação de rua, seja uma pessoa ou mais;
  5. Se você não se encaixa em nenhuma das situações, mas precisa do CadÚnico para prestação de algum serviço, é possível cadastrar-se.

Para realizar o registro, não é necessário a presença de toda a família no local. O responsável pela unidade familiar, acima 16 anos, deve comparecer à entrevista, que demora mais ou menos uma hora, com pelo menos um destes documentos: CPF ou Título de Eleitor.