Saiba como cancelar sua adesão no saque-aniversário do FGTS

Pode ocorrer de o trabalhador se arrepender de ter feito a adesão do saque-aniversário e queira cancelar. Veja como funciona.

O saque-aniversário de parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FGTS, é uma das modalidades que permitem a retirada antecipada do valor. O saque é feito no mês correspondente ao aniversário do trabalhador que tenha aderido a essa modalidade. Mas pode ocorrer de o trabalhador se arrepender de ter feito a adesão do saque-aniversário e queira cancelar.

continua depois da publicidade

Isso é totalmente possível, mas com algumas regras. Para retornar à modalidade de saque rescisão, é necessário entender que o tempo entre o cancelamento e o retorno à modalidade tradicional é de 25 meses. Dentro deste prazo, o trabalhador ainda recebe as parcelas do saque-aniversário. Assim, o pedido só terá validade somente no primeiro dia após os 25 meses.

Cancelamento do saque-aniversário do FGTS

1º passo

O primeiro passo é ter o aplicativo do FGTS e realizar o login. Caso não tenha o cadastro, será necessário criar passando as informações solicitadas. Vale ressaltar que o aplicativo está disponível para Android e iOS.

continua depois da publicidade

2º passo

Já dentro da plataforma, clique na opção “Saque-aniversário”, em que aparecerá todas as cláusulas do contrato. Após ler o documento, vá na opção “Continuar”.

3º passo

Nesta nova janela, aparecerá a opção “Alterar sistemática saque FGTS”. Assim que clicar, será pedida uma confirmação pelo sistema. Então, é só clicar na opção “Sim”. A partir desse último passo, seu pedido já estará válido e o processo decorrerá no tempo estipulado nas regras.