Amazon passa a liberar Pix como forma de pagamento

Vale ressaltar que, a partir do momento em que o código é gerado, ele tem validade de apenas 30 minutos. Saiba mais.

As grandes empresas estão adotando o sistema de pagamento instantâneo do Pix em suas vendas e, com a Amazon, não foi diferente. A gigante do e-commerce tem sede em Seattle, Washington, nos EUA. Ela disponibilizou a opção para pagamentos dos pedidos feitos na plataforma. No momento de fechar um pedido na varejista, aparecerá as opções de pagamento via Pix entre as alternativas para cartões de crédito Visa, Mastercard, Elo e American Express.

continua depois da publicidade

Também tem a opção boleto e cartões de débito nas bandeiras Visa ou Elo para exclusividade dos bancos selecionados. Na opção do Pix, será aberto o leitor de QR Code para que o cliente possa efetuar o pagamento. Vale ressaltar que, a partir do momento em que o código é gerado, ele tem validade de apenas 30 minutos. Caso o pagamento não ocorra nesse tempo, a compra será automaticamente cancelada.

Em caso de devolução de produtos, apenas um dia após a chegada do produto até a empresa, o valor pago via Pix será estornado imediatamente para o cliente. Para tanto, o cliente precisa entrar em contato com o serviço de atendimento da plataforma e informar seus dados bancários. Com compras feitas pelo cartão, esse tempo é bem maior e, na maioria das vezes, é devolvido apenas na próxima fatura.

continua depois da publicidade

Entre as limitações de pagamentos via Pix, está a impossibilidade de adquirir e-books e outros serviços. Nas compras recorrentes ou produtos na pré-venda, ainda não é possível utilizar o sistema de pagamentos do Pix. Para se ter um exemplo, a plataforma chegou a ficar até seis anos sem oferecer a opção de pagamento por boleto no Brasil.

Considerando a “idade” do Pix, o sistema foi implantado até mais rápido que o esperado.