O que deve mudar com o fim do Bolsa Família e o início do Auxílio Brasil?

Governo federal vai substituir o Bolsa Família pelo Auxílio Brasil. A previsão é que os pagamentos comecem em novembro de 2021.

O novo Bolsa Família, batizado de Auxílio Brasil, está previsto para começar a ser pago a partir do mês de novembro de 2021. Com o início do novo benefício, algumas regras serão alteradas. Por isso, veja o que muda nessa transição.

continua depois da publicidade

O Auxílio Brasil foi anunciado pelo ministro da Cidadania João Roma, no mês de outubro, garantindo que o novo programa de transferência de renda começará em novembro.

Novo Bolsa Família (Auxílio Brasil): o que muda?

Em um primeiro momento, o governo anunciou que o Auxílio Brasil teria um valor de R$ 400 já para o mês de novembro. Contudo, a confirmação para novembro foi um pouco mais tímida e deve ter reajuste de apenas 20% sob o Bolsa Família, atingindo um valor médio de R$ 222,00.

continua depois da publicidade

O Auxílio Brasil começa a ser pago, conforme previsão do governo federal, no dia 17 de novembro de 2021. Além da mudança no valor do benefício, o governo prevê que mais pessoas vão fazer parte do programa de transferência de renda.

Outra mudança da transição do Bolsa Família para o Auxílio Brasil é quanto à solicitação do benefício. No Auxílio Brasil, a inscrição é automática e é obrigatório fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico).

Bolsa Família foi extinto

O Bolsa Família foi um marco do governo do ex-presidente Lula e beneficiou milhões de brasileiros. No dia 29 de outubro, no entanto, ele foi extinto, após 18 anos, para dar lugar ao Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

Além disso, os beneficiários do Auxílio Emergencial, que foi pago durante a pandemia da COVID-19, tiveram o último pagamento liberado no dia 31 de outubro.

Com isso, milhões de brasileiros estão sem nenhum tipo de benefício por programa de distribuição de renda do governo federal.

O maior obstáculo para custeio do Auxílio Brasil é a definição da fonte de financiamento, já que o Congresso ainda não aprovou a PEC dos Precatórios.

continua depois da publicidade