Mutirão para negociar dívidas já está aberto; veja como participar

O banco ou a instituição financeira terá até 10 dias para avaliar a solicitação, e por conseguinte, apresentar uma proposta. Saiba mais.

O “Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira” já está valendo desde o início deste mês de novembro. Com a iniciativa, a intenção é de fornecer condições para quitar faturas em atraso com bancos ou instituições financeiras. O projeto estará aberto até 30 de novembro para as pessoas físicas que não tenham escolhido por incluir bens como garantia; a exemplo de carros e imóveis.

continua depois da publicidade

Os interessados podem realizar o cadastro pelo site consumidor.gov.br, criado pela Senacon. Feito isso, os devedores precisam escolher a instituição com a qual deseja negociar. O banco ou a instituição financeira terá até 10 dias para avaliar a solicitação, e por conseguinte, apresentar uma proposta para negociar as dívidas pendentes.

“A plataforma tem apresentado índice de solução satisfatório quando acontecem esses mutirões de renegociação de dívidas”, informou a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Daniele Cardoso.

Mutirão da Negociação de Dívidas

O projeto é fruto de uma parceria entre Banco Central, Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Secretária Nacional do Consumidor (Senacon) e Senado. Além das negociações de dívidas, a iniciativa também oferta conteúdos específicos sobre educação financeira. Outra novidade diz respeito à página específica para que os devedores já preparem suas negociações e solicitem orientações.

continua depois da publicidade

“É importante que a pessoa se cadastre na plataforma [consumidor.gov] e coloque corretamente todos seus contatos, e-mail, telefones, porque esse é o meio que as instituições financeiras têm de fazer o atendimento e contatar o consumidor”, ressaltou a coordenadora.