Guedes indica venda de ações das estatais para manter preço da gasolina

A proposta de um fundo regulador para o preço dos combustíveis foi cogitada na última semana de setembro. Saiba mais.

Na cerimônia de abertura da 1ª Semana Orçamentária do Tribunal de Contas da União (TCU) desta segunda-feira (04/10), o ministro Paulo Guedes anunciou a possibilidade de utilizar as ações de estatais, como a Petrobras, como recurso para estabilizar o preço dos combustíveis.

continua depois da publicidade

A proposta de um fundo regulador para o preço dos combustíveis foi cogitada na última semana de setembro, em discussões do Executivo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que tem criticado os valores praticados para gasolina, diesel e gás de cozinha.

Ao que tudo indica, as partes vão se reunir novamente neste fim de semana para discutir sobre a criação do fundo sem alterar o preço da Petrobras. A intenção é criar uma certa estabilidade e conforto para essas oscilações no valor do petróleo para que isso não afete tanto o preço dos combustíveis.

continua depois da publicidade

Essa proposta da criação de um fundo regulador é apoiada pelo chefe do Executivo, que abordou o assunto na semana passada em sua live semanal.

Guedes sobre fundamentos fiscais

Outro assunto que foi mencionado pelo ministro da Economia, nesta segunda-feira, foi a questão dos fundamentos fiscais. Guedes afirma que eles são os alicerces de uma República e que é importante manter a rigidez fiscal.

O ministro também declarou que, a fim de assegurar o atendimento as camadas sociais mais frágeis, por meio de melhorias no acesso a Educação, Saúde e outras ações, é necessária uma atuação mais preventiva por parte do Tribunal de Contas da União.

continua depois da publicidade

Ao longo de sua apresentação, Paulo Guedes também destacou que tem procurado se aproximar dos demais poderes a fim de criar medidas que movimentem ações sobre temas de interesse.