Pix terá, em breve, funções de saque e troco; entenda como vai funcionar

Banco Central divulgou que os novos recursos do Pix (Pix Saque e Pix Troco) serão disponibilizados dia 29 de novembro.

O Banco Central do Brasil anunciou que dois novos produtos integrantes da chamada Agenda Evolutiva do Pix estão chegando. São o Pix Saque e o Pix Troco, disponíveis a partir de 29 de novembro de 2021.

continua depois da publicidade

O BCB finalizou as duas novas ferramentas de pagamento no dia 24 de agosto, durante a reunião que homologou as alterações no Regulamento do Pix.

Os benefícios para a sociedade, segundo o banco, serão bastante relevantes, contemplando desde cidadãos, pequenos lojistas e demais estabelecimentos comerciais do país.

continua depois da publicidade

Possibilidade de saques fora dos bancos

Se já com o Pix, da forma como foi lançado, o volume de dinheiro em espécie diminuiu consideravelmente nas transações, agora, com o Pix Saque e o Pix Troco, o dinheiro físico cairá mais em desuso.

A boa notícia é que o cidadão não precisará fazer saques apenas nos bancos convencionais, seja por caixa eletrônico, seja por atendimento “na boca do caixa”.

Agora, é possível fazer saques em estabelecimentos comerciais, tais como padarias, lojas de departamento, supermercados e muitos outros locais.

continua depois da publicidade

Tarifas bancárias e limite de transações

Outra boa notícia é as negociações com o Pix serão isentas de tarifas bancárias, desde que sejam feitas por clientes considerados “pessoas naturais” (pessoas físicas e empresários individuais). Outra condição é que essas pessoas não excedam o limite de oito transações por mês.

Quanto ao limite de valores, esse sim, não será tão amplo: as transações do Pix Saque e do Pix Troco serão de até R$ 500,00 durante o dia.

Durante a noite, os valores caem mais ainda: serão de até R$ 100,00, desde que feitos das 20 horas às 6 horas.

continua depois da publicidade

Pix Saque e Pix troco

O Pix Saque, de acordo com o Banco Central, revolucionará a forma como as pessoas fazem saques atualmente. Qualquer estabelecimento comercial poderá ofertar o serviço, basta querer, pois é opcional.

Com o Pix Troco o procedimento será basicamente o mesmo do Pix Saque. O BCB diz que “a diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser realizado durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento”.