Com alta nos combustíveis, autotech fornece dicas para economizar na hora de abastecer

Com o aumento no valor dos combustíveis, é mais do que necessário encontrar meios de economizar no abastecimento. Confira as dicas.

Durante este ano de 2021, o valor da gasolina comum passou por um aumento considerável. A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que o preço do litro já extrapolou a faixa de R$ 7 em quatro estados brasileiros. Ou seja, Acre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. E não para por aí: a probabilidade é de que o valor continua subindo cada vez mais.

continua depois da publicidade

Por essa razão, a Zul+ relacionou algumas dicas sobre como escolher o combustível mais em conta e economizar na hora de abastecer o veículo. Vale destacar que essa companhia é a principal autotech da América Latina. Ela foi lançada em 2017, com o intuito de atender a demanda da zona sul da capital de São Paulo. O aplicativo da Zul+  fornece diversos serviços, como pagamento rotativo e está disponível em várias cidades do país.

Dicas para economizar na hora de abastecer o carro

1. Analisar a frequência de uso

De acordo com a autotech, o etanol é recomendado para os motoristas que usam o veículo em menor frequência. Até porque a gasolina, ao ficar parada durante um tempo, pode acabar evaporando.

continua depois da publicidade

Em compensação, aqueles que fazem trajetos curtos podem ter melhor resultado com a gasolina. O etanol, por sua vez, pode não ser aquecido o bastante para uma combustão correta.

2. Cálculos

A Zul+ indicou que, para ter a resposta exata do preço, é necessário multiplicar o valor da gasolina por 0,73. Caso o resultado seja maior do que o etanol, o combustível de origem vegetal será o mais apropriado.

Outra forma de calcular é fazer a identificação sobre a quilometragem por litro que o veículo faz com cada um dos combustíveis.

continua depois da publicidade

“Como podemos perceber, não é tão fácil responder qual combustível compensa mais. Para tomar a decisão lembre-se de analisar a frequência do uso do carro, o trajeto a ser feito, a relação quilômetro/litro e até o preço da gasolina e do etanol”, conclui André Brunetta, CEO do Zul+

3. Monitore seus gastos com combustível

Com base na autotech, outro ponto relevante é de supervisionar os gastos com o álcool ou gasolina. O próprio aplicativo do Zul+ (Android e iOS) fornece a opção de pagamentos nos postos da rede Shell.

Isso faz com que os motoristas consigam visualizar o histórico de gastos com combustível.