Como saber se o FGTS está sendo depositado? Entenda aqui

Para que o trabalhador possa verificar se a empresa vem fazendo os depósitos do FGTS, existem algumas alternativas. Confira detalhes.

O trabalhador deve ficar atento para o retorno da obrigatoriedade do empregador de recolhimento do depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O prazo tinha sido suspenso através de uma Medida Provisória, do Governo Federal, em razão da pandemia da COVID-19. A empresa deve voltar a pagar o FGTS, com vencimentos a partir do mês de setembro de 2021.

continua depois da publicidade

O Governo Federal, através da Medida Provisória 1.046/21, tinha concedido ao empregador a possibilidade de suspender o recolhimento do FGTS referentes as competências de abril, maio, junho e julho de 2021. Elas tinham os vencimentos nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2021.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, agora, os pagamentos das competências que foram suspensas serão divididos em até quatro parcelas. O vencimento da primeira será a partir do mês de setembro. Os Certificados de Regularidade do FGTS (CRF) vigentes em 27 de abril de 2021 firam prorrogados automaticamente por 90 dias.

continua depois da publicidade

Como o trabalhador pode verificar os depósitos a partir de setembro?

Para que o trabalhador possa verificar se a empresa vem fazendo os depósitos do FGTS, existem algumas alternativas. Elas estão enumeradas no site oficial da Caixa. Confira:

  • Aderindo o recebimento através do SMS (basta cadastrar o número do celular no site da Caixa)
  • Receber o extrato na residência a cada dois meses (cadastro no site da Caixa);
  • Na Agência da Caixa;
  • Baixando o aplicativo do FGTS;
  • Através do telefone 0800 726 01 01.

FGTS qual a importância para o trabalhador?

A criação do FGTS foi para proteger o trabalhador, que tem carteira assinada, no caso de ser demitido sem justa causa. A empresa tem obrigação de abrir uma conta vinculada ao contrato de trabalho e no início de cada mês fazer o depósito na Caixa Econômica.

Esse depósito feito pelo empregador é no nome do trabalhador e equivale ao valor de 8% do salário do funcionário com carteira assinada. Os valores depositados mensalmente pertence ao trabalhador e podem ser resgatados em alguns casos.

continua depois da publicidade

O empregador deve fazer o depósito até o dia 7 do mês subsequente ao mês que foi trabalhado, a exceção da MP que liberou o recolhimento em decorrência da pandemia da Covid-19. Importante lembrar também que se o dia 7 não for dia útil ou último dia útil do ano, esse recolhimento será antecipado para o dia útil imediatamente anterior.

Nos casos em que a empresa deposita depois do vencimento, serão cobrados juros e correção monetária sobre o valor.

Quem tem direito ao recolhimento do FGTS?

Para ter direito ao FGTS o trabalhador precisa ter um contrato de trabalho, com carteira assinada, que é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). De acordo com informações da Caixa, existem outras categorias que também podem entra no regime do FGTS:

continua depois da publicidade
  • Trabalhadores domésticos;
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores temporários;
  • Trabalhadores intermitentes;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Trabalhadores safreiros (operários rurais que trabalham apenas na colheita);
  • Atletas profissionais;
  • O diretor não empregado da empresa também pode ser incluído por decisão do empregador.

De acordo com informações da Caixa os valores recolhidos vão corresponder ao valor de 8% do salário bruto do trabalhador. Agora, para os contratos que foram firmados com base na lei nº 11.180/05 (ou seja, Contrato de Aprendizagem), esse percentual é reduzido para o valor de 2%.

E, com relação ao trabalhador doméstico, esse recolhimento vai corresponder ao valor de 11,2 %, sendo estabelecido que 8% será a título de depósito mensal e 3,2% a título de antecipação do recolhimento rescisório. A Caixa, ainda, explica que o FGTS não é descontado do salário do empregado porque é uma obrigação do empregador.