Saque do FGTS: 5 parcelas até o final do ano; CONFIRA

O saque-aniversário é uma modalidade criada pelo governo federal para a liberação do FGTS. Com a alternativa, os trabalhadores podem resgatar parte do dinheiro dentre as suas contas ativas e inativas. Ainda em 2021, cinco parcelas do saque do FGTS ainda serão liberadas. continua depois da publicidade Vagas de emprego no Itaú: empresa abre mais de […]

O saque-aniversário é uma modalidade criada pelo governo federal para a liberação do FGTS. Com a alternativa, os trabalhadores podem resgatar parte do dinheiro dentre as suas contas ativas e inativas. Ainda em 2021, cinco parcelas do saque do FGTS ainda serão liberadas.

continua depois da publicidade

Aproximadamente 9,7 milhões de brasileiros já optaram pela modalidade de saque, que segue calendário estipulado pela Caixa de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.

Como faço para mudar para saque-aniversário?

No caso de não correntistas do banco da Caixa Econômica, é preciso se dirigir até uma agência com os documentos pessoais e carteira de trabalho e comunicar o desejo de mudança.

continua depois da publicidade

Quem possuir conta ativa na Caixa pode realizar a mudança sem sair de casa, através do Internet Banking ou via aplicativo Caixa, na opção “FGTS e INSS”, seguida por “Saque-aniversário FGTS”.

Saque do FGTS: veja quem ainda vai receber em 2021

Os pagamentos referentes ao ano de 2021 ainda estão sendo realizados e, para aqueles que aderiram a modalidade este ano, o calendário de pagamentos vai até fevereiro de 2022.

Veja os beneficiários deste ano:

continua depois da publicidade
  • Nascidos em agosto: recebem entre os dias 02 de agosto a 29 de outubro de 2021;
  • Nascidos em setembro: recebem entre os dias 01 de setembro a 30 de novembro de 2021;
  • Nascidos em outubro: recebem entre os dias 01 de outubro a 31 de dezembro de 2021;
  • Nascidos em novembro: recebem entre os dias 01 de novembro a 31 de janeiro de 2022;
  • Nascidos em dezembro: recebem entre os dias 01 de dezembro a 28 de fevereiro de 2022.

Caso o trabalhador opte pelo saque-aniversário e não saque o benefício no período correto – entre o mês de seu nascimento e os dois meses seguintes –, o dinheiro retorna automaticamente para o fundo de garantia do trabalhador.

Antecipar o saque-aniversário

Para antecipar o saque do FGTS, os interessados precisam seguir algumas instruções básicas. Veja:

  • A adesão à modalidade pode ser feita pelo Internet Banking Caixa, além dos aplicativos da Caixa (Android e iOS) e do FGTS (Android e iOS);
  • Em qualquer um dos meios informados acima, selecione a opção “Crédito” e escolha os valores a serem antecipados;
  • Finalize o procedimento e salve o comprovante.

Detalhe importante: o saque-aniversário não é de todo o saldo das contas ativas e inativas. O percentual varia com base no valor disponível. Ou seja, contas com até R$ 500 terão 50% do saldo liberado para antecipação do saque-aniversário do FGTS. Quanto maior a quantia, menor vai ser o percentual por ano que os trabalhadores terão direito.

continua depois da publicidade