Saques do PIS/PASEP: saiba quem tem direito ao benefício

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil irão realizar os pagamentos finais do abono salarial para trabalhadores formais referentes ao ano de 2019. Os depósitos começaram a ser feitos em julho de 2020 e continuarão até março de 2021. É a vez dos nascidos entre janeiro e junho, ou com final da inscrição […]

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil irão realizar os pagamentos finais do abono salarial para trabalhadores formais referentes ao ano de 2019. Os depósitos começaram a ser feitos em julho de 2020 e continuarão até março de 2021. É a vez dos nascidos entre janeiro e junho, ou com final da inscrição entre 5 e 9, realizarem os saques do PIS/PASEP.

continua depois da publicidade

O calendário de recebimentos seguirá a seguinte ordem:

PIS (Programa de Integração Social)

continua depois da publicidade
  • Nascidos no mês de Janeiro: 19/01/2021;
  • Nascidos no mês de Fevereiro: 19/01/2021;
  • Nascidos no mês de Março: 11/02/2021;
  • Nascidos no mês de Abril: 11/02/2021;
  • Nascidos no mês de Maio: 17/03/2021;
  • Nascidos no mês de Junho: 17/03/2021.

Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público)

  • Quem tem o número de inscrição final 5: 19/01/2021;
  • Quem tem o número de inscrição final 6 ou 7: 11/02/2021.
  • Quem tem o número de inscrição final 8 ou 9: 17/03/2021

É importante ressaltar que o dinheiro deve cair na conta do trabalhador até o dia 30 de junho de 2020. De acordo com uma regra instituída em 2019, os beneficiários podem fazer os saques do PIS/PASEP num período de até cinco anos após o recebimento.

Como fazer os saques do PIS/PASEP?

Podem receber o abono salarial os brasileiros que:

continua depois da publicidade
  • Trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano referente;
  • Ganharam, no máximo, dois salários mínimos por mês;
  • Estão inscritos no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos.

É necessário ainda que a empresa contratante informe os dados do funcionário ao governo. Para realizar os saques do PIS/PASEP o procedimento é:

  • PIS – para empregados do setor privado: por meio da Caixa Econômica Federal em caixas eletrônicos, lotéricas ou Caixa Aqui, utilizando o Cartão Cidadão. Quem não possui o cartão deve ir à uma agência do banco portando documento de identidade. Se o cadastrado for correntista da Caixa terá o valor depositado em sua conta;
  • PASEP – para servidor público: por meio do Banco do Brasil, indo a uma agência com documento de identificação. Correntistas do BB terão o valor depositado em suas contas, enquanto quem tem conta em outros bancos pode fazer transferência sem custo.

Qual é o número do PIS/PASEP?

O número de inscrição dos programas pode ser encontrado na Carteira de Trabalho ou no extrato do FGTS. Outro modo de descobrir é por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), para isso basta:

  1. Acessar o site do Cnis;
  2. Clicar em “Cidadão”;
  3. Ir em “Inscrição” (no canto superior esquerdo) e escolher “Filiado”;
  4. Informar nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe;
  5. Clicar em continuar: irá aparecer uma faixa vermelha com o Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

O NIT é o número de inscrição do abono salarial. Lembrando que o valor do benefício varia conforme o tempo trabalhado no ano referência. Quem esteve empregado por 30 dias poderá fazer saques do PIS/PASEP equivalente a 1/12 do salário mínimo, enquanto quem trabalhou por 12 meses recebe a quantia total.

continua depois da publicidade