Caixa libera saque do PIS e do FGTS por meio de aplicativo

A Caixa Econômica Federal liberou os saques do PIS 2020/2021 e também do FGTS para os trabalhadores. O dinheiro foi depositado nas contas digitais e pode ser acessado por meio do Caixa Tem. Para fazer a retirada da quantia não é necessário gerar nenhuma senha especial. Isso porque o banco só exige um código quando […]

A Caixa Econômica Federal liberou os saques do PIS 2020/2021 e também do FGTS para os trabalhadores. O dinheiro foi depositado nas contas digitais e pode ser acessado por meio do Caixa Tem. Para fazer a retirada da quantia não é necessário gerar nenhuma senha especial. Isso porque o banco só exige um código quando o pagamento é feito para contas de outras instituições.

continua depois da publicidade

Caso o trabalhador receba os valores em contas que não sejam da Caixa, o saque do PIS ou FGTS deve ser realizado pelo Cartão Cidadão. Nesse caso, é necessário usar a senha pessoal já cadastrada. Ou seja, para quem tem conta na CEF, seja corrente ou poupança, o benefício trabalhista é depositado automaticamente.

A retirada pode ser feita em agências lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui e mesmo no banco. Para quem recebe pelo Caixa Tem, é possível realizar transações sem taxa extra, pagamento de boletos e compras por meio do aplicativo. A plataforma pode ser baixada tanto em e aparelhos com sistema operacional Android e iOS.

continua depois da publicidade

O que são os saques do PIS e FGTS?

PIS é a sigla para Programa de Integração Social, um projeto do governo que concede benefício a trabalhadores da iniciativa privada. Para receber a quantia referente a 2020/2021, é necessário ter prestado serviço comprovado por pelo menos 30 dias em 2019. Outro requisito é ter registro na carteira de trabalho por pelo menos cinco anos.

Já FGTS é a sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O benefício é recolhido pelo empregador e depositado na conta do programa. Cerca de 8% do salário do trabalhador é descontado e guardado na conta do fundo. O saldo pode ser retirado em casos de:

Abono PIS terá novo valor em 2021

O benefício PIS terá um aumento de R$ 43 no próximo ano, graças ao novo salário-mínimo instituído. Dessa forma, o pagamento atingirá o valor máximo de R$ 1.088 para quem trabalhou os 12 meses do ano. Em 2020 já foram realizados seis depósitos e o restante está marcado para 2021. Nascidos entre julho e dezembro podem efetuar o saque do PIS.

continua depois da publicidade