Caixa Tem vai disponibilizar microcrédito para financiamento imobiliário

Os beneficiários do Auxílio Emergencial que têm recebido o pagamento pelo Caixa Tem poderão usar o aplicativo para um novo serviço financeiro. Nessa semana, Pedro Guimarães, o presidente da Caixa Econômica Federal, anunciou que a poupança digital poderá disponibilizar microcrédito para financiamento imobiliário. Os novos serviços estão em fase de teste e devem começar a […]

Os beneficiários do Auxílio Emergencial que têm recebido o pagamento pelo Caixa Tem poderão usar o aplicativo para um novo serviço financeiro. Nessa semana, Pedro Guimarães, o presidente da Caixa Econômica Federal, anunciou que a poupança digital poderá disponibilizar microcrédito para financiamento imobiliário. Os novos serviços estão em fase de teste e devem começar a funcionar de forma definitiva a partir de janeiro de 2021.

continua depois da publicidade

O aplicativo Caixa Tem que agora tem sido usado como forma de depósito e pagamento de benefícios está em processo de amplificação, para permitir que os usuários tenham acesso a novos serviços. A plataforma poderá ser usada pelos inscritos para dar entrada no programa habitacional Casa Verde e Amarela, programa substituto do Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Desde seu lançamento, a ferramenta tem ajudado a movimentar a economia nacional para mais de 10 milhões de brasileiros. De acordo com Guimarães, ao longo do período entre julho e setembro desse ano mais de R$ 356 bilhões em benefícios foram distribuídos para 130 milhões de pessoas. Em outras palavras, 8 entre 10 brasileiros receberam algum benefício em 2020.

continua depois da publicidade

Crescimento do mercado imobiliário

O presidente da Caixa declarou que foi observado altas movimentações de pedido de financiamento de imóveis este ano. Segundo Guimarães, no primeiro trimestre deste ano, a Caixa disponibilizou mais de R$ 33 milhões em crédito. Isso representa um crescimento expressivo de 21,5% com relação ao que foi registrado no mesmo período no ano passado.

“Retomamos ao nível operacional de antes do coronavírus e crescemos mais do que o ano passado. Aconteceu o mesmo em relação ao consignado”, declarou Guimarães.

Pedro Guimarães também ressaltou a importância do Pix. Essa funcionalidade garante um reforço na segurança das operações por meio de programas de crédito para muitas pessoas por meio do banco digital.  De acordo com dados da Caixa, mais de 18 milhões de chaves Pix foram cadastradas, desse total 47% dos cadastros foram realizados por meio do aplicativo Caixa Tem.

continua depois da publicidade

O presidente da Caixa acredita que a bancarização é um fato que foi possibilitado pela inclusão digital. O Caixa Tem foi a porta de entrada para que muitas pessoas se bancarizassem e fizessem movimentações em bancos, por meio do Pix, por exemplo. A expectativa de Guimarães é que com a digitalização dos bancos um número maior de brasileiros tenha acesso aos serviços das instituições financeiras.

Crédito imobiliário pelo Caixa Tem

Ao anunciar a disponibilização de microcréditos pelo Caixa Tem, o banco informou que a ferramenta poderá ser utilizada para que os usuários deem entrada nas operações do Casa Verde e Amarela. Entenda mais sobre esse novo programa neste texto.

Esse novo programa habitacional do governo, que vai substituir o vigente MCMV, deve começar a funcionar ano que vem e terá o apoio do Caixa Tem para operar as solicitações e pagamentos dos financiamentos do programa.

continua depois da publicidade

As pessoas que atenderem aos requisitos básicos de renda do programa Casa Verde e Amarela poderão ter acesso aos serviços e financiamentos ao se inscreverem no Caixa Tem. O presidente da Caixa declarou que atualmente 85% dos serviços de crédito imobiliário do banco são requeridos em lugares que não tem agência bancária. Agora, com os atendimentos feitos pelo aplicativo, a Caixa prevê a possibilidade de antecipar a análise e aprovação dos pedidos.