Abono do PIS 2020-2021 será pago por meio do Caixa Tem

A Caixa Econômica Federal fará o pagamento do abono do PIS 2020-2021 a partir do dia 08 de dezembro, por meio da poupança social digital para os trabalhadores que não têm outro tipo de conta corrente ou poupança no banco. continua depois da publicidade As contas digitais serão abertas de forma automática e gratuita para […]

A Caixa Econômica Federal fará o pagamento do abono do PIS 2020-2021 a partir do dia 08 de dezembro, por meio da poupança social digital para os trabalhadores que não têm outro tipo de conta corrente ou poupança no banco.

continua depois da publicidade

As contas digitais serão abertas de forma automática e gratuita para o recebimento do benefício, sem a necessidade de apresentação de documentos nem comparecimento à agência.

Assim, os trabalhadores poderão movimentar os recursos por meio do aplicativo Caixa Tem.

continua depois da publicidade

O Pasep (destinado a servidores públicos) é pago por meio do Banco do Brasil. Sendo assim, não entra na novidade para pagamento.

Abono do PIS 2020-2021

Para quem já tem conta na Caixa, os créditos serão realizados nas contas existentes e os valores poderão ser movimentados com a utilização do cartão da conta ou pelo Internet Banking e App da Caixa.

Nos casos em que o abono salarial não possa ser creditado em conta existente ou na poupança social digital, o trabalhador poderá realizar o saque com o Cartão Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui e nas agências.

continua depois da publicidade

Uso da poupança social

Popularizada em 2020, com o pagamento do Auxílio Emergencial, a poupança social digital também virou o caminho para pagamento do Bolsa Família. A partir deste mês, os beneficiários do programa passarão a receber o benefício por meio da poupança.

Segundo a Caixa, a conta permitirá aos beneficiários movimentar os recursos sem necessidade de saque integral das parcelas. O banco esclarece, no entanto, que continuará sendo possível sacar o dinheiro usando o Cartão Bolsa Família ou o Cartão Cidadão.

A movimentação da poupança social digital é feita pelo aplicativo Caixa Tem (disponível para sistemas Android e iOS), com limite mensal de R$ 5 mil. O trabalhador pode realizar compras em estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio de maquininhas de cartão, e pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo.

continua depois da publicidade

Além disso, é possível realizar saque nos terminais de autoatendimento, lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui a partir da geração de token diretamente no App Caixa Tem.

Abono do PIS: quem tem direito?

Os pagamentos são voltados para trabalhadores que possuem carteira assinada nos últimos 12 meses e tiveram rendimento máximo de até dois salários mínimos. Dessa forma, os benefícios se direcionam para os colaboradores de empresas privadas.

Assim, tem direito de receber o benefício aqueles que:

continua depois da publicidade
  • Trabalharam pelo menos 30 dias de carteira assinada durante o ano de validação do pagamento;
  • Tiverem carteira de trabalho registrada e estar inclusa dentro do abono salarial há ao menos 5 anos;
  • Além disso, ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).