Descubra como cancelar compra feita por filho no cartão de crédito

Um momento de descuido já é o suficiente para uma criança fazer um verdadeiro estrago no cartão! Será que tem como reverter?

Você já ouviu falar em “Serasa Kids”? Esse termo foi criado por internautas que reclamaram da festa que os filhos fazem na conta dos pais ao pegar o celular livre. Isso é bem mais comum do que você pensa, o que leva muitos a se perguntar como cancelar compra feita por filho no cartão.

continua depois da publicidade

Não é um ou dois casos que envolvem compras caríssimas feitas por crianças com acesso aos dados de cartão de crédito ou Pix dos pais. Assim, os pais brincam sobre a possibilidade de cobrar os anjinhos quando eles já forem adultos e puderem responder por si.

Claro que isso é uma brincadeira, mas de fato uma compra indesejada por uma criança pode ser um baita problema! Nesse caso, vale lembrar que compras feitas pela internet podem ser canceladas em até 7 dias após o pagamento.

continua depois da publicidade

Isso inclui também a possibilidade de devolução de valor em estorno do cartão de crédito. Mas para isso, é claro, é preciso que o titular do cartão esteja sempre de olho nas movimentações do cartão. Nesse sentindo, os apps do cartão são super úteis.

Por outro lado, o PIX é bem mais difícil de reverter. Isso porque a transferência é imediata e não é possível cancelar. Assim, o máximo que você pode fazer é entrar em contato com a pessoa e pedir que ela devolva a quantia.

Evite que seus filhos gastem o seu dinheiro!

As crianças costumam ter pouca noção do como de fato funciona o dinheiro e como os pais trabalham para conseguir. Desse modo, o cartão de crédito pode ser um objeto “mágico” que não envolve nenhum gasto.

continua depois da publicidade

Isso faz com que diversos pais tenham que lidar com compras indesejadas caríssimas quando deixam o cartão de bobeira. Nesse sentido, uma boa dica é manter os cartões longe das crianças e manter sempre as notificações do cartão no app.

Quanto ao PIX, é possível colocar uma senha específica para abrir o app do cartão, mas, é claro, não contar a senha para as crianças. Todo o cuidado é pouco na hora de evitar gastos desnecessários como esse, né!